VOLTAR

PROJETO DE LEI N.º 228/21

 

“RECONHECE O MUNICÍPIO DE ALTO SANTO COMO A TERRA DA POESIA”.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º Fica reconhecido o município de Alto Santo como a “Terra da Poesia”.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

LEONARDO PINHEIRO

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

Alto Santo é um município brasileiro situado no  Estado do Ceará. Localiza-se na microrregião do Baixo Jaguaribe, mesorregião do Jaguaribe. Em 2010, segundo o Censo do IBGE, o município possuia16.359 habitantes, distribuídos em 1323 km2. Hoje, o município possui pouco mais de 20.000 habitantes.

Alto Santo reúne inúmeros amantes da poesia, a nível municipal, estadual e nacional. A poesia está presente no cotidiano dos altosantenses, seja nos trabalhos pedagógicos desenvolvidos nas escolas, nos bancos das praças, nas canções que embalaram gerações e grandes amores. 

Assim, viver em poesia é vislumbrar os valores e os princípios de um povo que declama a sua própria história, através dos versos dos artistas talentosos que entram em cena para destacar a vida de "Marias e Josés".  

Consideramos a terra de Utuva o celeiro de poetas, assim apresentamos os filhos ilustres de Alto Santo que, por sua vez, imortalizam as histórias de vida do seu povo. 

Seguem os nomes dos poetas e poetisas da cidade de Alto Santo, que nos faz acreditar e reconhecer que somos a “cidade da poesia”.

Nicodemos Gomes Napoleão, nasceu no Sítio Papa, reduto de profundo respeito à natureza e berço inviolável de muitos filhos ilustres. Professor especialista em Planejamento em Docência do Ensino Superior, integra as seguintes instituições: Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará, Centro Cultural do Ceará, Academia Juvenal Galeno e Conselho Regional de Administração do Estado do Ceará. Nicodemos é autor de Estante do Tempo, Andarilho dos Trópicos e outros livros, além de alguns cordéis e mais de cinco dezenas de artigos em jornais, revistas, coletâneas e antologias. 

Rita de Cássia, é considerada "A Maior Compositora de Forró do Brasil", por ter mais de 500 composições sem parcerias, e muitas delas, gravadas por vários intérpretes e bandas de sucesso em todo o Brasil. Em 2010, Rita de Cássia recebeu na Cidade de Campina Grande-PB, durante "O Maior São João do Mundo", o "Prêmio Jackson e Gonzagão", juntamente com os títulos de "A Maior Compositora de Forró do Brasil" e a música "Saga de Um Vaqueiro" como Melhor Música da Década.

Bráulio Bessa Uchoa, é um poeta, cordelista, declamador e palestrante. Ficou famoso após postar vídeos na internet para resgatar a tradicional literatura de cordel. Foi desta forma que seus vídeos com declamações já ultrapassaram 250 milhões de visualizações, tendo como marcas registradas o sotaque e o inseparável chapéu. Ele também é o criador do projeto ‘Nação Nordestina’, que divulga a cultura do Nordeste na internet e que tem mais de um milhão de fãs/seguidores, o que o consagrou como ativista. Por tudo isso, Bráulio ganhou a alcunha de "embaixador do Nordeste". Suas obras são:  "Poesia com Rapadura" (editora CENE); "Poesia que Transforma"; "Recomece"; "Um Carinho na Alma"; 

Francisca Nogueira Magalhães (in memoriam), historiadora, poetisa, escritora da obra "Alto Santo sua História, sua Vida.” 

Maria Gisélia Bezerra Gomes, professora de língua portuguesa, cordelista, poetisa. 

Madalena Maia, poetisa, graduanda em Direito, locutora de programa da rádio, Educadora em Limoeiro do Norte. 

Isto posto, solicito dos meus ilustres pares a aprovação deste Projeto de Lei Ordinária.

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Ceará, 20 de maio de 2021.

 

 

LEONARDO PINHEIRO

DEPUTADO