VOLTAR

PROJETO DE LEI N.º 218/2021

 

“DECLARA COMO DE DESTACADA RELEVÂNCIA HISTÓRICA E CULTURAL DO ESTADO DO CEARÁ, A BANDA DE MÚSICA MAESTRO ORLANDO LEITE, DO MUNICÍPIO DE RUSSAS”.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º Fica declarada como de destacada relevância histórica e cultural do Estado do Ceará, a Banda de Música Maestro Orlando Leite - BMMOL, do município de Russas.

Art. 2º O dia 18 de agosto passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará como data comemorativa da Banda de Música Maestro Orlando Leite, do município de Russas, fundada em 1983.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

NELINHO

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

A Banda de Música Maestro Orlando Leite - BMMOL foi criada em 18 de agosto de 1983, através da Lei Municipal nº 205/1983, tendo dado início aos primeiros testes de aptidão musical com jovens de 12 a 17 anos de idade no dia 19 de dezembro daquele ano, sob a regência do Maestro Tenente Raimundo Alves Bezerra.

A Banda de Música russana leva o nome de um dos maiores músicos do Brasil, filho daquele município, que estudou no Conservatório Nacional de Canto Orfeônico, no Rio de Janeiro, sendo um dos alunos de Heitor Villa Lobos.

Ao retornar ao Ceará, Orlando Leite passou a ser professor titular do Conservatório Alberto Nepomuceno, quando foi acionado pelo fundador e primeiro reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) para estruturar, em 1959, um Departamento de Música.

Desde a sua fundação, a Banda de Música Maestro Orlando Leite vem desenvolvendo um trabalho excepcional na formação de grandes músicos, reconhecidos em diversas partes do nosso estado, país e até mesmo no exterior. Por sua qualidade de ensino ao longo dos 38 anos de história, recebeu diversas vezes o Prêmio Funarte de Bandas de Música, de iniciativa da Fundação Nacional das Artes.

Diante do exposto, declarado o relevante interesse social da matéria, conto com os nobres parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará para aprovação desse projeto de Lei.

 

 

NELINHO

DEPUTADO