PROJETO DE LEI N.º 211/2021
“DENOMINA DE SEVERINO GONÇALVES DANTAS, A ARENINHA A SER CONSTRUÍDA NO MUNICÍPIO DE CEDRO”.
A ASSEMBLEIA LEGISTATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º. Fica denominada de SEVERINO GONÇALVES DANTAS, a ARENINHA construída pelo Governo do Estado do Ceará no município de Cedro.
Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.
GUILHERME LANDIM
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA:
Severino Gonçalves Dantas nasceu no dia 25 de janeiro de 1930 na cidade de São João do Rio do Peixe no estado da Paraíba, local onde residiu com familiares até o ano de 1949. Com aptidão para o trabalho na agricultura, destacou-se como um jovem dedicado e responsável no desempenho de suas tarefas. Em 1950 mudou-se para o Município de Cedro no Estado do Ceará e veio residir no sítio Caiana, onde contraiu matrimonio com a Senhora Maria Pinheiro Dantas. Desta união nasceram seis filhos, todos criados com zelo através do trabalho incansável do mesmo na produção agrícola onde anualmente plantava e colhia os frutos da terra para o digno sustento da numerosa família.
No ano de 1974, fixou residência na sede do município, mais precisamente na rua São José no bairro “pega avoante” e deu continuidade a atividade na agricultura plantando nas terras próximas a cidade. Já no ano de 1982, instalou seu ponto comercial na própria residência, um local muito frequentado pelos clientes que acabou sendo também ponto de encontro dos amigos que sempre bem recepcionados costumavam saborear a tradicional fava temperada com toucinho oferecida pelos seus familiares, o que fez esse nobre cidadão receber o cognome de “seu Severino do bar da fava”.
O biografado sempre se destacou por ser um cidadão afável no trato, homem de poucas palavras porém de um caráter exemplar, honesto de honorabilidade a toda prova, bom esposo, bom pai, excelente vizinho e amigo de todos. Seu Severino faleceu no dia 03 de outubro de 2020, deixando saudade aos que tiveram oportunidade da sua convivência.
Por essa razão, para que o nome dessa pessoa de nobres hábitos e que transmitia um bom testemunho de cidadania decidimos homenageá-lo colocando o seu nome nessa importante obra para o município de Cedro.
Assim, por todo o exposto, e na certeza de sua aprovação, inclusive do regime de tramitação, submetemos o presente projeto de lei a apreciação desta Augusta Casa Legislativa.
GUILHERME LANDIM
DEPUTADO