VOLTAR

PROJETO DE LEI N° 19/2021

¨DENOMINA DE MARIA DAS DORES MAGALHÃES OLIVEIRA, O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL – CEI, NO MUNICÍPIO DE SENADOR POMPEU¨.

 

 A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º Fica denominado de Maria das Dores Magalhães Oliveira, o Centro de Educação Infantil – CEI, no município de Senador Pompeu.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

SALA DAS SESSÕES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ.

 

 

QUEIROZ FILHO

DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

MARIA DAS DORES MAGALHÃES OLIVEIRA, nasceu no município de Senador Pompeu, Estado do Ceará, no dia 23 de janeiro de 1926. Filha de Joaquim Ferreira de Magalhães e Maria Cristina de Magalhães.

No dia 13 de março de 1947, aos 21 anos, casou-se com Geraldo Martins de Oliveira, constituindo sua matriz familiar no Sítio Santo Antônio, na Comunidade Xavier, em sua cidade natal. Mãe de 9 (nove) filhos, Maria Magalhães e seu esposo Geraldo repassaram para os filhos a formação de vida que recebera de seus pais, com os princípios da honestidade, bons ensinamentos, responsabilidade e acima de tudo humildade para com o próximo.

Constituiu para além de sua família um laço da responsabilidade social, sua comunidade, tendo prestado vários serviços a população pompeuense. Maria Magalhães foi professora alfabetizadora por vinte e três anos de sua trajetória, onde transformou a vida de crianças através da educação no município de Senador Pompeu. Pelo serviço de educadora, além da personalidade de mulher, mãe e líder comunitária, Maria foi convidada pelo ex-prefeito José Rolim Gomes, a ser candidata a vereadora, tendo na época a rejeição de seu esposo Geraldo, mas que com muita insistência, persistência e perseverança ele acabou concedendo o pedido político de José Rolim Gomes.

Reconhecida pela sua autenticidade dada pelos ensinamentos de seu pai, Joaquim Ferreira Magalhães (Quinco Magalhães), que foi vereador por 29 (vinte e nove) anos no município, a filha Maria, recebeu a herança política da família pelo destaque dos seus fundamentos de honestidade, humildade e empatia com o próximo, na colaboração do serviço aos menos favorecidos e as pessoas mais carentes que viviam no sertão do semiárido pompeunse. Além disso, daqueles que contribuíram para construir a localidade de Xavier e região circunvizinhas.

Maria Magalhães sucedeu a carreira política do pai, sendo vereadora por dois mandatos, que então repassou a carreira política para mais uma geração que foi seu filho Gleuton José Magalhães de Oliveira, onde também cuidou do povo por dois mandados, elevando o compromisso popular de sua mãe.

Maria Magalhães, aos dias 12 de março de 2011, parte para o plano celestial, mas permanece viva na memória da cidade de Senador Pompeu, deixando seu legado de professora e vereadora por grandes serviços feitos a esta população que impactou diretamente no processo de formação de dezenas de crianças para além do seu modo de cuidar que teve para com os pompeuenses. Viva está no abstrato popular local, pela mulher que foi e pela grande família que deixou com os mesmos princípios e responsabilidade comunitária da matriarca, Maria Magalhães.

O Centro de Educação Infantil (CEI) está localizado na Rua Audísio Vieira do Nascimento, s/n, no bairro Caracará, no Município de Senador Pompeu – CE. O prédio tem capacidade para atender 200 crianças em idade de Creche e Pré-Escola. Referido equipamento conta com 04 salas de aula, berçário, espaço de lazer, parque e refeitório.

Diante o exposto, solicito apoio dos nobres pares para a aprovação desta propositura.

 

 

QUEIROZ FILHO

DEPUTADO