VOLTAR

PROJETO DE LEI N.° 137/2021

 

“DENOMINA DE PADRE ELPÍDIO DE SOUSA SAMPAIO A ARENINHA TIPO II, A SER CONSTRUÍDA NO MUNICÍPIO DE MULUNGU/CE”.

 

 

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º. Fica denominada de Padre Elpídio de Sousa Sampaio a Areninha Tipo II, a ser construída pelo Governo do Estado, no município de Mulungu/CE.

 

Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

 

Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.

 

LEONARDO ARAÚJO

DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

Diante da requalificação do espaço público, com a construção da referida Areninha Tipo II, localizada no município de Mulungu, serão permitidas práticas de esportes, lazer, integração social e convívio em geral, sendo o acesso ao lazer um direito fundamental do indivíduo e dever do Estado, garantido constitucionalmente.

 

A proposta aqui mencionada objetiva denominar o equipamento público estadual, Areninha Tipo II, que será construída no município de Mulungu, de Padre Elpídio de Sousa Sampaio.

 

É admirável a memória histórica e afetiva dos munícipes de Mulungu ao dedicado Padre Elpídio de Sousa Sampaio. Este nasceu no dia 30 de outubro de 1927, sendo natural de Quixadá/CE. Filho de Francisco de Sousa Sampaio e Rosália de Sousa Sampaio. Faleceu no dia 22 de maio de 2015.

 

Quando ainda bem jovem, o Padre demonstrou vocação para o sacerdócio, sendo encaminhado por sua paróquia aos estudos eclesiásticos. Estudou no Seminário da Prainha, foi pároco de Guanacés, pároco de Beberibe, de Boa Viagem, e por 40 anos, pároco do município de Mulungu, no período de 01/11/1961 a 20/01/2001. Em 2001, foi nomeado para o seminário propedêutico, onde permaneceu durantes muitos anos.

 

Em Mulungu, Padre Elpídio de Sousa Sampaio era bastante conhecido e querido, lecionou língua francesa em algumas escolas e conseguiu estender a sua popularidade e dedicação por outras regiões do Ceará.

 

Nos dias vividos em Mulungu/CE, Padre Elpídio sempre trabalhou em prol da população. Muito comprometido com o bem-estar dos munícipes, era dedicado às causas populares, sempre se dispondo a reivindicar melhorias para o local.

 

Padre Elpídio é muito lembrado por toda a população de Mulungu, a qual reconhece a sua contribuição para a cidade, sendo uma pessoa bastante generosa, dedicando-se á evangelização e à ajuda ao próximo na sua trajetória de vida.

 

Diante das razões expostas, denominar a Areninha Tipo II do município de Mulungu/CE de Padre Elpídio de Sousa Sampaio, cidadão que desempenhou relevantes serviços para esse lugar; é preservar, na memória, a história de um notável homem cearense.

 

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Ceará, 01 de abril de 2021.

 

 

LEONARDO ARAÚJO

DEPUTADO