VOLTAR

PROJETO DE LEI N.° 131/2021

 

“DENOMINA DE PEDRO RICARDO DE MATOS A ARENINHA TIPO II, A SER CONSTRUÍDA NO MUNICÍPIO DE RUSSAS/CE”.

 

 

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º. Fica denominada de Pedro Ricardo de Matos a Areninha Tipo II, a ser construída pelo Governo do Estado, no município de Russas/CE.

 

Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

 

Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.

 

 

LEONARDO ARAÚJO

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

Pedro Ricardo de Matos nasceu na localidade de Ingá, zona rural de Russas, em 01 de setembro de 1928, filho do casal Francisco Lopes de Matos e Joana Arcanjo de Jesus.


           Foi o primeiro jogador de futebol profissional da história de Russas, quando em 1948, deixou sua terra para defender o Ceará Sporting Club, um zagueiro de muita técnica e raça em campo, mas foi no Sport de Recife que ele entrou para galeria dos heróis, fez parte do elenco do cinquentenário do clube em 1955.

 

Na sua família, existiam mais talentos do futebol, os seus irmãos Lauro e Vicente, que também entraram para a galeria dos imortais, ao conquistarem o título de campeão do intermunicipal de 1955, pelo Atlético Club Russano (ACR). Para saber o valor histórico do feito, Russas só conseguiu vencer a competição novamente 50 anos depois, em 2005.

 

Pedro faleceu aos 84 anos em Recife, no dia 16 de setembro de 2012, deixando a viúva Helnira Valença de Matos, e as filhas Jeanne Maria Valença de Matos e Angelita Maria Valença de Matos.

 

Em Russas, Pedro Ricardo de Matos é muito lembrado pela população, que reconhece a sua contribuição para o local, principalmente porque o município ficou conhecido, em âmbito regional e nacional, por sua trajetória no esporte; além desse senhor ter se dedicado em diversas lutas em prol de causas sociais.

 

            Diante das razões expostas, denominar a Areninha tipo II do município de Russas/CE de Pedro Ricardo de Matos, cidadão que desempenhou relevantes serviços para esse lugar; é preservar, na memória, a história de um notável homem cearense.

 

 

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Ceará, 31 de março de 2021.

 

 

LEONARDO ARAÚJO

DEPUTADO