PROJETO DE LEI N.º 114/2021
“DENOMINA DE FRANCISCO BEL MOREIRA, A ARENINHA A SER CONSTRUÍDA NO MUNICÍPIO DE PARAIPABA”.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º. Fica denominada de Francisco Bel Moreira, a areninha a ser construída pelo Governo do Estado do Ceará, no município de Paraipaba.
Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.
LEONARDO ARAÚJO
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA:
A construção da areninha de Paraipaba irá requalificar o espaço público, oportunidade para se intensificar as práticas de esportes, lazer, integração social e convívio em geral.
A proposta aqui mencionada objetiva denominar o equipamento público estadual, “areninha”, que será construído no município de Paraipaba, de Francisco Bel Moreira.
É admirável a memória histórica e afetiva dos munícipes ao referido senhor. Este se consolidou, na cidade, como um dedicado cidadão que sempre prezou pela honestidade e justiça.
Francisco Bel Moreira nasceu no dia 10 de outubro de 1912, no distrito de Paraipaba, no Ceará, chamado Patos. Carinhosamente conhecido com Seu Bel, era chamado assim por todos no município, sempre amou futebol. Os jovens locais, com frequência, rodeavam esse senhor para ouvir suas histórias, principalmente as do seu time do coração, o Fortaleza Esporte Clube, sendo fanático por este time.
Esse senhor casou-se com Etelvina Acácio de Menezes e tiveram 12 filhos. Todos ainda estão vivos, e seu Bel, caso ainda estivesse fisicamente no plano terrestre, conviveria com uma família enorme de mais de 100 netos.
Seu Bel foi um dos fundadores da APEC (Associação Paraipabense Esporte Clube), em julho de 1974. Por anos, serviu à administração pública como funcionário, carregando consigo os valores de integridade, solidariedade e respeito ao próximo.
A motivação para a atuação em causas sociais era uma diferencial de Francisco Bel Moreira, o qual sempre atuou ativamente como uma liderança envolvida em diversos movimentos, que favoreceram o desenvolvimento municipal e o bem-estar da população.
Em 10 de julho de 1991, Francisco Bel Moreira faleceu, tendo um funeral cheio de pessoas que lamentavam a sua partida, inclusive com pessoas vestindo a camisa da APEC, estendendo a bandeira da instituição sobre seu caixão. O falecimento rompeu os sonhos desse senhor de desenvolver, com maestria, o entretenimento e lazer no município, no entanto, ressalta-se que a sua contribuição para o progresso local jamais será esquecida.
Diante das razões expostas, denominar a areninha, a ser construída em Paraipaba, de Francisco Bel Moreira, cidadão que contribuiu para a evolução social; é preservar, na memória, a história de um notável homem cearense, admirado e respeitado pelos munícipes.
LEONARDO ARAÚJO
DEPUTADO