VOLTAR

PROJETO DE LEI N.º 109/2021

 

“DENOMINA TEODORA CAMELO COELHO ARAÚJO, O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - CEI, NA SEDE DO DISTRITO DE SUSSUANHA, NO MUNICÍPIO DE GUARACIABA DO NORTE”.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º Fica denominada Teodora Camelo Coelho Araújo, Centro de Educação Infantil-CEI, na sede do distrito de Sussuanha, no município de Guaraciaba do Norte.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

Plenário, 15 de março de 2021.

 

 

DANNIEL OLIVEIRA

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

Teodora Camelo Coelho Araújo, filha de José Coelho e Silva (In Memorian) e Maria Guiomar Camelo Coelho, nasceu aos três dias do mês de Junho do ano de 1964, natural de Guaraciaba do Norte. Sempre muito estudiosa, saiu de casa aos nove anos de idade para estudar em cidades como São Benedito, Ibiapina, Ipu, Fortaleza e também em sua cidade natal, Guaraciaba do Norte. Aos 14 anos de idade, contraiu sarampo, meningite dentre outras doenças e chegou a ficar em estado grave, sendo preciso levá-la às pressas de helicóptero cedido pelo grande amigo de seu pai José Maria Melo, para Fortaleza. Sua mãe, temente a Deus consagrou a saúde de sua amada filha, chegando a fazer promessas para que ela se recuperasse, e por um milagre, Dorinha, como era conhecida por todos, sobreviveu.

Em 1985, concluiu seus estudos no curso normal pelo Centro Educacional da Virgem Poderosa em São Benedito. Nesse tempo, Dorinha já ensaiava seus primeiros passos como professora, pois, chamava algumas crianças para sua residência, onde passava umas tarefinhas, dava lanche, e até banho em algumas mais carentes, sentindo-se assim, como uma verdadeira mestre do saber.

Aos vinte-e-seis dias do mês de Março do ano de 1988, casa-se com Francisco das Chagas Araújo, indo morar em Fortaleza. Em 1989 nasce sua primeira filha, Wesleyana Camelo Araújo e em 1991 seu segundo filho, Francisco Wesley Camelo Araújo. No ano de 2000, retorna para sua cidade natal e no ano de 2002, consegue ser aprovada no concurso público de sua cidade, começando a atuar como professora do Ensino Infantil, a partir do ano de 2003, uma vez que sempre gostou de cuidar e lecionar para crianças de tenra idade, atuando assim até a data de sua partida no ano de 2020. Em 2014, começa a realizar um sonho antigo, que foi cursar o ensino superior em Pedagogia e em 2016, a pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, conseguindo formar-se em ambas como muito louvor e alegria por todos a sua volta!

Sempre foi uma professora muito dedicada, assídua, sempre gostava de estar com seus alunos, de agradar seus pupilos com lembrancinhas, e festinhas de pascoa e dia das crianças. Adorava agraciar as mães das crianças nas datas festivas, e no momento que descobriu-se doente foi um grande baque saber que teria de ausentar-se da sua sala de aula.

Ansiava pelo momento que pudesse retornar ao caloroso abraço de seus pequenos, porem, aos 28 de julho de 2020, após doloroso tratamento, foi aos braços do Pai, deixando seu esposo, seus filhos, suas netas, amigos e demais entes queridos com profundas saudades, e eternas lembranças dos momentos que foram partilhados com alegria junto aos seus.

 

 

DANNIEL OLIVEIRA

DEPUTADO