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PROJETO DE INDICAÇÃO N.º 443/2021

 

“INSTITUI O PROGRAMA "LEITURA EM AÇÃO" NO ESTADO DO CEARÁ.”

 

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ INDICA:

 

Art. 1º. Fica instituído o programa "Leitura em ação" no Estado do Ceará.

Art.2°. São objetivos do programa "Leitura em ação":

I- Estimular o ato de ler e escrever com critérios;

II- Melhorar a aprendizagem da compreensão da leitura dos alunos;

III- Desenvolver o hábito de leitura e escrita na escola, atingindo lições na cidadania, aspectos sociais, educativos e históricos;

IV- Fortalecer o vinculo entre família, escola e sociedade através da leitura. 

Art. 3°. As atividades do programa "A importância da Leitura" serão compostas por atividades lúdicas e participativas entre a escola, adolescentes e família com a finalidade de facilitar as dificuldades no processo de aprendizagem.

Art. 4°. O programa "Leitura em ação" é destinado para alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio que apresentam dificuldades no aprendizado tanto da escrita como da leitura.

Art. 5º. Estando a presente Proposição de acordo com a conveniência do Poder Executivo, como rege a Constituição Estadual, o Governador do Estado enviará para esta Casa Legislativa uma mensagem para apreciação.

Art. 6º - Esta lei entra em vigor na data da sua publicação.

 

 

TONY BRITO

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

A presente indicação tem como objetivo auxiliar o processo de aprendizagem dos alunos do ensino médio que apresentam dificuldades na leitura, escrita e compreensão leitora, através de atividades extra curriculares  realizadas apos as aulas no ambiente escolar.

A porcentagem no Brasil de matrículas no Ensino Médio de jovens de 15 a 17 anos apresentou grande avanço em 2020, com base nos dados do Pnad Contínua. Em 2019 passou de 71,1% para 75,4% em 2020 representa 11 pontos acima do registro, aumento significativo.

A partir desses dados, poderemos produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino e contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e a redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.

No ensino médio os estudantes se aprofundam em matérias especificas, aprimora o estudo nas línguas e passam a decidir que profissão seguir. Essa fase é de extrema importância para o estudante, com a obtenção de conhecimentos. A época da adolescência é um período delicado, que os jovens precisam do apoio dos pais e professores.  

Dessa forma, o déficit de aprendizagem de leitura e escrita, reflete no mau desempenho em avaliações como Enem, podendo refletir na baixa auto-estima do aluno, gerando a falta de interesse para participar das atividades escolares.     

Pelo exposto, conto com o apoio dos nobres deputados desta augusta Casa para aprovação da presente proposição.

 

 

TONY BRITO

DEPUTADO