VOLTAR

PROJETO DE INDICAÇÃO N.º 440/2021

 

 “DISPÕE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA FOTOVOLTAICO (ENERGIA SOLAR) NOS POÇOS PROFUNDOS UTILIZADOS PARA ABASTECIMENTOS DE COMUNIDADES NA ZONA RURAL NO ESTADO DO CEARÁ.”

 

A ASSEMBLEIA LEGISTALTIVA DO ESTADO DO CEARÁ INDICA:

 

Art. 1º - Dispõe sobre a implantação de sistema fotovoltaico (energia solar) nos poços profundos utilizados para abastecimentos de comunidades na zona rural no Estado do Ceará.

Art. 2º - A execução da fonte de energia de que trata o artigo antecedente objetiva a redução de custos e proporcionar o uso de energia limpa e renovável.

Art. 3º - Estando a presente proposição de acordo com a conveniência do Poder Executivo, de acordo com a Constituição Estadual, o Governo do Estado adotará as diligências necessárias para a efetivação desta indicação.

 

 

AUGUSTA BRITO

DEPUTADA

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

Os sistemas de abastecimento de água (SAA) implantados no Estado possuem investimento dos Governos Estadual e Federal, através dos projetos SÃO JOSÉ e ÁGUA PARA TODOS. Quando entregues para o gerenciamento das associações comunitárias, as mesmas fazem a filiação ao SISAR (Sistema Integrado de Saneamento Rural) para dar a devida manutenção dos projetos, porém, é realizado a cobrança de uma taxa e junto o rateio da conta de energia, que na maioria dos casos chega a ser superior ao valor cobrado pela manutenção do sistema. Ou seja, o custo com a energia dos poços é pago pelos consumidores penalizados com aumentos abusivos da concessionária de energia elétrica.

Presente nas oito bacias hidrográficas do Ceará e atuando em 152 dos 184 municípios do estado, o Sisar beneficia mais de 700 mil pessoas de todo o estado. Cada uma das sedes é responsável pela administração dos sistemas de sua região. Desta forma, os Sisares estão divididos da seguinte forma: Sisar Acopiara; Sisar Crateús; Sisar Fortaleza; Sisar Itapipoca; Sisar Juazeiro; Sisar Quixadá; Sisar Russas; Sisar Sobral.

Diante desse contexto, no desiderato de ampliar a utilização de energias limpas e renováveis, bem como possibilitar a redução de custos por parte das famílias, solicitamos o apoio dos nobres parlamentares para a aprovação da presente proposição.

 

 

AUGUSTA BRITO

DEPUTADA