VOLTAR

PROJETO DE INDICAÇÃO N° 273/2021

 

“DISPÕE ACERCA DA CONSTRUÇÃO DO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, NO MUNICÍPIO DE NOVA RUSSAS/CE”.

 

 

A  ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ  INDICA:

 

Art. 1º. Fica determinada a construção do Santuário de Nossa Senhora das Graças, no município de Nova Russas/CE.

Art. 2º. Está Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

 

BRUNO PEDROSA

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

Nossa Senhora das Graças, é uma invocação especial pela qual é conhecida a Santíssima Virgem Maria. A primeira vez em se revelou de tal maneira foi em 1830, numa aparição à Santa Catarina Labouré, em Paris, França. Na aparição, Maria disse que tem muitas e muitas graças para dar à humanidade, mas as pessoas não as pedem. Dia 27 de novembro é a data da festa litúrgica da santa. 

A túnica e o véu na cor branca que aparecem na imagem de Nossa senhora das Graças simbolizam a pureza da Virgem Maria. Com efeito, ela é “Cheia de Graça”, segundo as palavras do Anjo Gabriel (Lucas 1, 28). O véu era usado sobre os cabelos pelas mulheres judias como sinal de pureza e recato.

O cinto azul de Nossa Senhora das Graças representa o céu e está ligado à túnica branca. Isto significa que para chegar ao céu é preciso pureza de coração e santidade.
O manto de Nossa Senhora representa o céu. Significa que a Virgem Maria é um ser humano que está no céu, gozando da irrestrita presença de Deus, bem como da glória celestial. E estando lá, diante de seu Filho Jesus, ela pode interceder por todos nós, que somos seus filhos adotivos.

A coroa de doze estrelas é um símbolo forte nas imagens de Nossa Senhora. Significa que a Virgem Maria é rainha do céu e da terra. As doze estrelas vêm da visão de São João, que está em Apocalipse 12, 1 e significam os doze Apóstolos. Eles são as colunas da Igreja. A coroa de Nossa Senhora com doze estrelas significa que Nossa senhora é Rainha em conformidade com a doutrina dos Apóstolos.

A serpente debaixo dos pés de Nossa Senhora das Graças simboliza o demônio vencido pela “Nova Eva”, obediente e pura. Dizendo “sim” a Deus e gerando Jesus, a Virgem Maria “esmagou a cabeça da serpente”, como nos fora prometido por Deus no livro do Gênesis 3, 15. Por isso, quem procura se aproximar da Mãe Maria com sinceridade de coração, vencem as tentações do maligno e se aproxima cada vez mais de Deus.

O globo terrestre debaixo dos pés de Nossa Senhora significa que ela tem poder de intercessão para salvar o mundo. Porém, é preciso que os cristãos peçam isso a ela incessantemente. O mundo também representa cada pessoa em particular, que pode ser salva pela intercessão da Mãe.

Os raios saindo das mãos de Nossa senhora das Graças tem um significado maravilhoso. Veja as palavras da Mãe sobre isso: “Os raios são o símbolo das Graças que derramo sobre as pessoas que Me as pedem. Os raios mais espessos correspondem às graças que as pessoas se recordam de pedir. Os raios mais finos correspondem às graças que as pessoas não se lembram de pedir.” Em outra aparição, Nossa Senhora lamentou dizendo a Santa Catarina Labouré: “Tenho muitas e muitas graças para dar à humanidade, mas as pessoas não mas pedem.”

Nova Russas ao longo de toda sua história, sempre foi um município religioso. Sempre valorizando o lado religioso dos fiéis da sua sociedade. A comunidade católica festeja, inicia no dia 5 de agosto, com o encerramento no dia 15 de agosto, a padroeira do Município, Nossa Senhora das Graças. Os festejos, comemorados há 73 anos. As celebrações eucarísticas, que acontecem durante o período, são realizadas pelos Padres Jacarias, Osmar e César, párocos da cidade. Na programação, missa às 6 horas e novenas às 19 horas.

Diante do exposto, conto com os nobres pares da aprovação desta propositura que submeto a este Soberano Plenário.

 

 

BRUNO PEDROSA

DEPUTADO