VOLTAR

PROJETO DE INDICAÇÃO N.° 124/2021

 

“INSTITUI O PROGRAMA DE SUPORTE EMOCIONAL PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, COM FOCO NOS MÉDICOS, ENFERMEIROS, TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM QUE ATUAM NOS DIVERSOS LOCAIS DE ATENDIMENTO DOS PACIENTES COM COVID-19, NO ÂMBITO DO ESTADO DO CEARÁ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO CEARÁ INDICA:

 

Art. 1º – Fica instituído o Programa de Suporte Emocional para os profissionais de Saúde, com foco nos médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam nos diversos postos de atendimento dos pacientes com COVID-19, no âmbito do Estado do Ceará.

Art. 2º – O Programa de Suporte Emocional para os profissionais de Saúde, com foco nos médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam nos diversos postos de atendimento dos pacientes com COVID-19 tem como objetivo oferecer o acompanhamento psicológico online para os profissionais e ajudar no controle do absenteísmo na área da saúde do Estado do Ceará.

Art. 3º – O Programa de Suporte Emocional para os profissionais de Saúde será executado pela Secretaria Estadual de Saúde.

Art. 4º – O atendimento psicológico poderá ser realizado de forma virtual para conectar esses trabalhadores a psicólogos voluntários, a critério da Secretaria de Estado da Saúde.

Art. 5º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

ANDRÉ FERNANDES

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

  O presente projeto tem como objetivo instituir, no âmbito do Estado do Ceará, o Programa de Suporte Emocional para os profissionais de Saúde, com foco nos médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam nos diversos postos de atendimento dos pacientes com COVID-19.

É sabido o cansaço enfrentado pelos profissionais da saúde que atuam no enfrentamento da Covid-19 e é exatamente por isso que o programa ora proposto tem como objetivo oferecer o acompanhamento psicológico online para os profissionais, ajudando no controle do absenteísmo na área da saúde do Estado do Ceará.

Importante destacar que os principais tipos de absenteísmo na área da saúde são causados por doenças e problemas de saúde, falta de motivação, estresse e depressão.

Portanto, ante o evidente interesse público da matéria e, principalmente, em razão da importância deste projeto, solicito gentilmente o apoio dos meus nobres pares para a aprovação da presente propositura.

 

 

ANDRÉ FERNANDES

DEPUTADO