PROJETO DE LEI N.° 286/20
“DENOMINA DE “JOÃO GENTIL JÚNIOR” A PONTE SOBRE O RIO PACOTI LOCALIZADA NA CE-025.
A Assembleia
Legislativa do Estado do Ceará decreta:
Art. 1º. Fica denominada de “João Gentil Júnior” a ponte sobre o Rio Pacoti
localizada na CE-025, que liga os Municípios de Fortaleza e Aquiraz.
Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação oficial, revogadas as disposições em contrário.
SALMITO
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
A presente proposição tem por objetivo denominar de João Gentil Júnior a ponte sobre o Rio Pacoti localizada na CE-025, que liga os Municípios de Fortaleza e Aquiraz. Trata-se de uma justa homenagem a este grande empresário que muito fez pelo desenvolvimento daquela região.
João Gentil Júnior nasceu no dia 09 de abril de 1927, formou-se em Engenharia Civil no ano de 1950, pela Escola Nacional de Engenharia do Rio de Janeiro, faculdade posteriormente incorporada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
Ainda muito jovem, foi Secretário de Obras e Viação da Prefeitura Municipal de Fortaleza, nas administrações de Cordeiro Neto e Murilo Borges.
Na iniciativa privada, teve atuação marcante na expansão urbana da capital, durante as décadas de 60, 70 e 80.
Em 1978, fundou a JG Empreendimentos e Participações Ltda., incorporadora do loteamento Porto das Dunas.
O engenheiro também foi atleta de natação. Ele foi diversas vezes campeão da prova heroica de natação em Fortaleza, cujo trajeto era do Mucuripe à Praia de Iracema.
João Gentil Júnior teve cinco filhos, frutos de seu casamento com Celina Maria Guinle.
João Gentil Júnior faleceu no dia 28 de maio de 2020, deixando um legado importante para a Fortaleza e região metropolitana e o seu grande exemplo de luta e trabalho.
Consideramos justa a homenagem que ora propomos e, diante do exposto, na convicção de que o presente projeto de nossa autoria receberá o apoio dos meus dignos pares, nesta Egrégia Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, encareço sua aprovação
SALMITO
DEPUTADO