PROJETO DE LEI N.° 266/20
“DENOMINA DE “DR. LUCIANO DE ARRUDA COELHO” O NOVO AEROPORTO REGIONAL DE SOBRAL/CE.”
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º Fica denominado de “Dr. Luciano de Arruda Coelho” o equipamento do novo Aeroporto Regional de Sobral/CE.
Art. 2º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
ROMEU ALDIGUERI
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
Luciano de Arruda Coelho, nascido em Sobral/CE, no dia 04 de Maio de 1931, filho de José Clodoveu de Arruda Coelho e Maria José Eufrásio. Cursou a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, concluindo o curso em 1954. Seu objetivo era voltar para Sobral e colaborar com seu desenvolvimento. Na Faculdade, encontrou com sua companheira da vida inteira, Maria do Carmo Carvalho Arruda Coelho, com quem casou em Julho de 1955. Dessa união nasceram 8 filhos: Francisco, José Clodoveu, Maria Luciana, Hilda Emilia, Inácio, Ana Paula, Maria do Carmo e Luciano Filho.
Ainda em 1955, tornou-se Promotor de Justiça. Um apaixonado por Sobral que durante toda sua vida esteve atento para colaborar de diversas formas para o desenvolvimento desta cidade.
Em 1960, foi sócio fundador do Rotary Clube de Sobral, em seguida, ocupou a presidência por duas vezes. E juntamente com outros fundadores desse clube de ação social, participou do empreendimento de algumas empresas, tais como a Incassa (indústria de beneficiamento de castanha de caju), a Cosmac (empresa de material de construção) e a Lassa (empresa de laticínio). As duas últimas ainda hoje fazem parte da economia Sobralense.
Na Educação, Luciano Arruda deu sua grande colaboração. Foi um dos que muito lutou pela implantação da UVA – Universidade Vale do Acaraú. Em 1968, como assessor jurídico do então prefeito Jerônimo Medeiros Prado, foi quem redigiu a Lei da criação da UVA. Mais tarde, ingressou como professor e diretor do curso de Contabilidade desta mesma Universidade. Em reconhecimento, pela própria instituição, foi condecorado com o título de Doutor Honoris Causa.
Viveu seus últimos anos, enquanto ativo, sempre querendo conversar sobre como resolver os problemas de Sobral e, ao mesmo tempo, a enaltecer sua terra natal, com o fervor de um apaixonado pelo lugar onde nasceu.
Por todo o exposto, e na certeza de sua aprovação, submetemos o presente Projeto de Lei à apreciação desta Augusta Casa Legislativa.
ROMEU ALDIGUERI
DEPUTADO