PROJETO DE LEI N.° 222/20
"DENOMINA LUIS ALVES BATISTA A ARENINHA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM - CE."
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º Fica denominada de “Luis Alves Batista” a Areninha localizada no município de Boa Viagem – CE.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.
JEOVÁ MOTA
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
Luis Alves Batista nasceu em 14 de julho de 1951, na localidade de Várzea da Tapera, no município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetro da cidade de Fortaleza.
Filho de Raimundo Alves Batista e de Maria Mesquita Alves. Seus avós paternos se chamavam Cristino Alves Batista e Maria Benta de Jesus e os maternos eram João Rodrigues Cavalcante e Antônia Rodrigues Cavalcante.
Passou grande parte de sua infância e adolescência residindo na localidade de Várzea da Tapera, nas proximidades da vila de Boqueirão, região em que o seu pai era agropecuarista e conseguiu despertar significativa simpatia política.
No pleito eleitoral de 1966, assistiu o início da carreira política de seu pai, que nessa época resolveu disputar uma das vagas da Câmara Municipal de Vereadores, tendo conseguido ficar apenas na 6ª suplência de sua agremiação partidária.
Casado com Maria Mocinha Teixeira Pinto Batista, união da qual adveio o nascimento de cinco filhos: Isabel Cristina Teixeira Batista, Wagner Luís Teixeira Batista, Kylvia Raquel Teixeira Batista, José Ronaldo Teixeira Batista e Érika Berenice Teixeira Batista.
Sindicalista, participou ativamente da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Boa Viagem em 1971, instituição da qual foi presidente reiteradas vezes, tendo findado seu mandato por ocasião de seu falecimento, em 06 de abril de 2011.
Em 15 de novembro de 1988, militando no quadro politico do PFL, Partido da Frente Liberal, com a legenda n° 25.630, alcançou seu primeiro mandato como vereador eleito na primeira colocação com 745 votos.
Desde então, renovou seu mandato legislativo por mais quatro vezes, sendo a coragem e a altivez sua marca registrada no exercício da vida política sempre em defesa da classe de agricultores rurais, pessoas a quem fez questão de representar.
Em meados de 2008, um grave problema de saúde pausou sua carreira política, tendo sido acometido por um Acidente Vascular Cerebral, razão pela qual indicou à disputa ao cargo eletivo sua esposa Maria Mocinha.
A simplicidade e a luta pelos agricultores rurais foram suas características mais presentes. O senso de humor também o acompanhava, quando nas manhas matinais dos domingos fazia um programa de rádio destinado aos trabalhadores do campo, com repertório sertanejo, de prosas, poesias e cantorias.
Findou seus dias ao lado das pessoas com as quais gostava de estar, os trabalhadores rurais. Um dia antes de falecer, participou de eventos de canto e cantoria na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Rurais.
Em 06 de abril de 2011, vítima de pneumonia, deu seu último suspiro no Hospital do Coração em Messejana, na tenra idade de 59 anos. O enterro se deu no cemitério Parque da Saudade, no município de Boa Viagem.
Em virtude da dedicação desse cidadão boa-viagense, junto ao poder público, venho prestar uma homenagem, denominando a Areninha situada no Município de Boa Viagem, com o seu nome.
Desta forma, conto com o apoio dos nobres parlamentares para a aprovação do projeto de lei.
JEOVÁ MOTA
DEPUTADO