VOLTAR

PROJETO DE LEI N.° 220/20

“FICA DECLARADO COMO MONUMENTO DE DESTACADA RELEVÂNCIA CULTURAL, TURÍSTICA E RELIGIOSA A ESTÁTUA DE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CANINDÉ/CE”.

 

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

Art. 1º Fica declarado como monumento de destacada relevância cultural, turística e religiosa, do Estado do Ceará, a estátua de São Francisco das Chagas localizada no município de Canindé/CE.

Art. 2º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

 

 

ROMEU ALDIGUERI

DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATIVA

Símbolo expresso da devoção popular de seu povo na cidade de Canindé é a Estátua do Santo Padroeiro São Francisco, localizada no bairro Alto do Moinho. O monumento religioso teve suas obras iniciadas no ano de 2002 com o lançamento da pedra fundamental e concluída 2005, vindo a ser inaugurada no dia 04 de outubro deste ano. Podendo ser observada de qualquer ponto da cidade, com seus 30,25m, chegando a ser maior que o Cristo Redentor, teve como idealizador o artista plástico e escultor Deoclécio Soarez Muniz, popularmente conhecido como “Seu Bibi”, também autor de várias outras obras sacras. Este importante local de visitação dos devotos de São Francisco conta com a administração do governo municipal.

Foram utilizadas na construção desse projeto 18 toneladas de ferro, 3.500 sacos de cimento, de 50 quilos cada. Para maior resistência e embelezamento foram colocados revestimentos em cerâmica-vidro, para preservar as cores originais e dar característica da veste do Santo. Ela possui uma escada interior com 125 degraus que dá acesso ao ponto mais alto, um mirante com capacidade para cerca de quinze pessoas.

O investimento financeiro, de R$ 2,2 milhões, foi disponibilizado pelo Ministério dos Esportes e Turismo, através da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e pelo Programa de Infra Estrutura do Turismo (Prointur). Canindé recebe a segunda maior romaria franciscana do mundo.

Três milhões de romeiros visitam Canindé a cada ano. A cidade tem uma população de aproximadamente 80 mil habitantes, 60% deles trabalham e sobrevivem de rendas provenientes dos comércios formais e informais na romaria de São Francisco, realizada de 24 de setembro a 4 de outubro, data dedicada ao Santo Padroeiro. Para os franciscanos a romaria move Canindé e sua economia.

Por todo o exposto, e na certeza de sua aprovação, submetemos o presente Projeto de Lei à apreciação desta Augusta Casa Legislativa.

 

 

ROMEU ALDIGUERI

DEPUTADO