PROJETO DE LEI 207/2020

“DENOMINA DE HILTON VARELA CORTEZ, A ADUTORA DO AÇUDE UBALDINHO PARA A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DA CAGECE NO MUNICÍPIO DE CEDRO.”

 

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º. Fica denominado de Hilton Varela Cortez, a adutora do açude Ubaldinho para estação de tratamento da Cagece construído pelo Governo do Estado do Ceará no município de Cedro.

Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.

Sala das Sessões em 28 de julho de 2020.

 

GUILHERME LANDIM

DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

Hilton Varela Cortez (in memoriam) nasceu em 24 de outubro de 1925, na cidade de Fortaleza – Ceará, aonde permaneceu alguns anos na capital cearense, depois residiu no município de Crato – Ceará, mas seu destino reservava uma cidade especial, então, muda-se para o município de Cedro – Ceará. Hilton Cortez, é filho do Industrial, Agropecuarista e ex-vereador de Cedro Sr. Artur Cortez que também muito contribuiu com o progresso de Cedro.

Em 1949, Hilton Cortez casa-se com Raimunda Aldeci dos Santos Cortez, filha do ex-prefeito de Cedro, Antônio Alves dos Santos. Em sua vida conjugal, o casal teve dez filhos. Destarte que no ano de 2019, o casal comemorou suas bodas de vinho, ou seja, 70 anos de casados.

Na sua vida religiosa, Hilton Cortez, era considerado um homem de muita fé, evangélico presbiteriano, foi também presbítero da Igreja Presbiteriana de Cedro.

Pessoa de tradicional e respeitável família, que deu inestimável contribuição a formação sociocultural do município de Cedro – Ceará. Homem culto e vasto conhecimentos era o grande orador das mais importantes cerimonias e eventos sociais e políticos da cidade de Cedro, membro fundador  do Lions Clube de Cedro, Venerável mestre da loja Maçônica Deus e Universo número 11, agropecuarista, como municipalista teve importante atuação política, exerceu diversos mandatos legislativos na casa do povo Cedrense, chegando a presidência da câmara municipal. Hilton Cortez, atuou veemente na sua legislatura, sempre propondo leis de benefícios em prol do cidadão e cidadã de Cedro. Homem de conduta ilibada, de espírito cívico, imprimiu em seu caráter o respeito pelo próximo e a retidão nos costumes.

Sua vida profissional, não se restringe ao legislativo municipal, convidado pelos os juízes da comarca de Cedro para exercer o papel da defensoria pública na cidade, atuou como advogado dativo, em muitos momentos.

No serviço público, Hilton Cortez, exerceu suas atividades laborais como chefe do Instituto de Previdência do Estado do Ceará (IPEC) em Cedro, hoje Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (ISSEC). Oportunamente, teve sua transferência para Fortaleza, permanecendo até sua aposentadoria.

Hilton Varela Cortez, faleceu no dia 23 de novembro de 2019 com 94 anos de idade, tendo deixado de exemplo, uma vida honesta, digna e corajosa, tendo enfrentado as lições da vida com muita honra e serenidade, razões pelas quais é merecedor de homenagens.

Por essa razão, para que o nome dessa pessoa de nobres hábitos e que transmitia um bom testemunho de cidadania, decidimos homenageá-lo colocando seu nome nessa importante obra para o município de Cedro.

Assim, por todo o exposto, e na certeza de sua aprovação, inclusive do regime de tramitação, submetemos o presente projeto de lei a apreciação desta Augusta Casa Legislativa.

 

GUILHERME LANDIM

DEPUTADO