PROJETO DE LEI N.° 205/20
“DENOMINA DE JOSÉ TOMAZ SOBRINHO (ZÉ DE MANU), O CINEMA A SER CONSTRUÍDO NO MUNICÍPIO DE CEDRO. ”
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º. Fica denominado de José Tomaz Sobrinho, popularmente conhecido como Zé de Manu, o cinema a ser construído pelo Governo do Estado do Ceará no município de Cedro.
Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.
GUILHERME LANDIM
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
José Tomaz Sobrinho, vulgo “Zé de Manu”, nasceu no Sítio Varzinha, município de Cedro no dia 23 de outubro de 1939. Filho de Manoel Tomás de Aquino e Maria Gonçalves Bezerra.
Desde o início de sua infância, o homenageado possuía afeição pela arte da música e ao longo de sua infância teve contato com diversos instrumentos musicais, tais como, realejo de boca, cavaquinho, violão e sanfona.
Zé de Manu procurou com a sua inteligência e seu dom se aperfeiçoar e dedicar a profissão de músico. Queria ser artista, pois este era um sonho de criança.
Ao longo de trajetória como artista, fez parte do Conjunto Tabajara, sendo um dos fundadores. Na década de 70, gravou seu primeiro LP, fazendo muito sucesso. Em 1980, gravou seu segundo LP e no ano seguinte o seu terceiro disco.
O homenageado é autor e compositor de grande número de músicas e teve a participação em várias gravações de diversos artistas.
Zé de Manu, embora tenha concluído apenas o 1º grau nos estudos, com seu dom desenvolveu grande habilidade com a música, tornando-se um grande artista, tendo sido, inclusive, seu talento reconhecido pelo “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga, que lhe presentou com uma sanfona.
Por essa razão, para que o nome dessa pessoa de nobres hábitos e que transmitia um bom testemunho de cidadania e amor pela arte, decidimos homenageá-lo colocando seu nome nessa importante obra para o município de Cedro.
Assim, por todo o exposto, e na certeza de sua aprovação, inclusive do regime de tramitação, submetemos o presente projeto de lei a apreciação desta Augusta Casa Legislativa.
GUILHERME LANDIM
DEPUTADO