VOLTAR

PROJETO DE LEI N.° 147/20

“INSTITUI, NO ÂMBITO DO ESTADO DO CEARÁ, O DIA ESTADUAL DO FÍSICO. ”

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ decreta:

ART.1º. Fica instituído, no âmbito do Estado do Ceará, o Dia Estadual do Físico, comemorado anualmente no dia 19 de maio.

ART. 2º. O Dia Estadual do Físico passará a integrar o calendário oficial de eventos do Estado do Ceará.

ART. 3º. Está lei entrará em vigor na data de sua publicação.

ART. 4º. Revogam-se as disposições em contrário.

 

 

DR. CARLOS FELIPE

DEPUTADO

 

 

Justificativa

Nossa preposição visa homenagear uma profissão que vem, ao logo dos tempos, contribuindo com o desenvolvimento e conhecimento da humanidade pela pesquisas que investigam as leis do universo no que diz respeito à matéria e a energia, suas interações e funções.

Foi a partir de pesquisas realizadas pelos físicos que ocorreu uma revolução completa no mundo. Graças a esses estudos atualmente vivemos uma transformação na vida social.  Foram experiências físicas que culminaram no desenvolvimento de aparelhos essenciais para o mundo moderno, tais como: geladeira, eletricidade, motores, celulares, computadores, internet etc...

No Brasil, existe uma entidade que organiza os profissionais físicos. A Sociedade Brasileira de Física foi criada durante a XVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que teve lugar em Blumenau, Santa Catarina. O ato de fundação ocorreu no dia 14 de julho de 1966.

A Sociedade Brasileira de Física instituiu em 2005, na comemoração do centenário do chamado Ano Miraculoso de Einstein, o Dia do Físico, que é comemorado anualmente em 19 de maio, a escolha dessa data deve-se alusão do ano de 1905, inesquecível data em que o jovem físico Albert Einstein (1879-1955) publicou cinco artigos originais, todos de relevância para a Física.

No Ceará, desde 2016, se realizar importante evento que reuni físicos do Brasil inteiro. Esse referido evento foi idealizado e coordenado por professora de física do Curso de Licenciatura em Física do IFCE Sobral e, realizado numa parceria celebrada inicialmente entre as seguintes instituições: IFCE Campus Sobral, IFCE Campus Tianguá, IFCE Campus Acaraú, IFCE Campus Crateús, UVA Campus Sobral, UECE Campus FECLESC, IFPI Campus Picos e CED Sobral.

O Evento Científico Unificado, também denominado de Jornada de Física, foi pensado para ocorrer anualmente, no mês de maio (mês de Einstein) e possibilitar o encontro e partilha de saberes entre alunos e professores das Licenciaturas em Física do Ceará e dos demais estados brasileiros

Importante salientar que a segunda edição da Jornada de Física, com o tema “Diálogos sobre a Interdisciplinaridade em Ciências da Natureza e Matemática”, ocorreu em Crateús-CE, no Campus do IFCE, entre os dias 06 e 09 de novembro de 2018 e contou com 251 participantes inscritos. Devido a problemas técnicos local, o evento, em 2018, foi transferido do mês de maio para novembro do mesmo ano.

Além disso, o Ceará é um marco para a ciência mundial. No ano de 1919, na cidade cearense de Sobral, Einstein pôde comprovar a sua teoria da relatividade, virando lenda para a ciência mundial, em especial para a Física.

Em vista da importância científica da cidade de Sobral, a terceira edição do Evento Científico Unificado: Jornada de Física teve como tema “Sobral e a Relatividade Geral: 100 ano…

Ainda na edição de 2019 destaca-se o volume de trabalhos submetidos pelos participantes, sendo que alguns deles foram selecionados para compor uma edição especial do evento dedicada ao Centenário do Eclipse de Sobral. Dando continuidade a esse projeto.

Além disso, a idéia do evento de física no Ceará é a de congregar cientistas, professores universitários e de ensino básico, alunos do ensino superior e do básico, além do público em geral, aproximando nossas instituições da comunidade que elas servem, a medida em que se comemora o dia do físico, profissional pertencente a uma área do conhecimento que cada vez mais impacta na sociedade.

Pelas razões acima elencadas, pela importância do estado do Ceará para o desenvolvimento da ciência e comprovação da Teoria da Relatividade, requeremos aos nobres colegas que sejam empreendidos os esforços necessários para apreciação e aprovação de nossa propositura.

 

 

DR. CARLOS FELIPE

DEPUTADO