VOLTAR

PROJETO DE INDICAÇÃO N.° 120/20

“ESTABELECE A ISENÇÃO DOS CUSTOS DE UTILIZAÇÃO DA ARENA CASTELÃO, DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19, PARA OS CLUBES DE TIMES DE FUTEBOL ESTADUAIS. ”

 


A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ INDICA:


Art. 1º. Os clubes de futebol do Estado do Ceará ficarão isentos dos custos de utilização da Arena Castelão durante o período de pandemia de Covid-19 e isolamento social no Estado do Ceará.

Art. 2º. Estando a presente Proposição de acordo com a conveniência do Poder Executivo, como rege a Constituição Estadual, o Governador do Estado enviará para esta Casa Legislativa uma mensagem para apreciação.

 

 

SOLDADO NOELIO

DEPUTADO

 


JUSTIFICATIVA
O Governo do Estado adotou medidas de prevenção à proliferação do coronavírus, nos termos dos Decreto nº 33.510, de 16 de março de 2020, vindo a intensificar tais medidas no dia 19 de março de 2020 por meio do Decreto nº 33.519, de 19 de março de 2020, bem como o Decreto 33.530, de 28 de março de 2020 que prorrogou os efeitos do decreto anteriormente citado, tendo inclusive solicitado à Assembleia Legislativa a decretação de Estado de Calamidade, que foi aprovada através do decreto legislativo nº 543, de 03 de abril de 2020, 
É certo que as medidas necessárias para proteger a população do coronavírus e desacelerar a taxa de contaminação, evitando, assim, o colapso do sistema de saúde, implicam inevitavelmente em medidas que envolvem a redução das interações sociais, fechando temporariamente os estabelecimentos comerciais e industriais, bem como vedando a presença de torcedores em Estadios de Futebol.
O retorno dos jogos de futebol sem torcida, vem gerando custos enormes aos clubes em cada partida, tendo em vista que os valores cobrados pela utilização do Estadio Castelão, único equipamento disponivel no momento, são altissimos, o que penaliza mais ainda os Clubes.
Ressalte-se que conforme amplamente divulgado nos jornais do Estado, a estreia do Fortaleza Esporte Clube e Ferroviário Atletico Clube geraram um custo aos clubes de mais de R$ 100.000,00 (Cem mil reais).
Assim, diante do quadro de pandemia e calamidade pública que estamos vivenciando no país e no Estado, faz necessária a concessão da isenção dos custos de utilização da Arena Castelão, proporcionando um grande alívio na saúde financeira dos Clubes de Futebol estaduais que estão impossibilitados de arrecadarem com bilheteria.
Assim sendo, solicito de Vossas Excelências a aprovação da presente propositura.

 

 

SOLDADO NOELIO

DEPUTADO