PROJETO DE LEI N° 681/19
“INCLUI A FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, REALIZADA NO MUNICÍPIO DE JAGUARETAMA, NO CALENDÁRIO DE EVENTOS DO ESTADO DO CEARÁ.”
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º. Fica incluída a Festa de Nossa Senhora da Conceição, realizada no município de Jaguaretama, no Calendário de eventos do Estado do Ceará na forma que indica.
Art. 2º. A presente lei entrará em vigor na data de sua publicação.
ELMANO FREITAS
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
Festa de Nossa Senhora da Conceição, realizada no município de Jaguaretama, na região do Baixo Jaguaribe, na semana de 28 de Novembro a 08 de Dezembro de cada ano, é uma das mais tradicionais festas religiosas do Estado do Ceará.
Essa festa, que completou 235 anos de existência em 2019, atrai milhares de fiéis de todo o Vale do Jaguaribe, de muitos municípios do Ceará e vários estados do Brasil, que vão à sua igreja para agradecer por graças alcançadas ou para reforçar o sentimento de fé e devoção em Nossa Senhora da Conceição, a santa padroeira daquela localidade.
A festa de Nossa Senhora da Conceição expressa a fé cristã do povo Jaguaretamense, que todos os anos milhares fies participam das novenas em sua belíssima igreja, foi fundada em 06 de abril de 1784. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, é famosa por sua história e arquitetura de estilo gótico e neoclássica, com simetria e nervuras em formato de abóbada é uma das mais belas da Região do Vale do Jaguaribe. A construção da igreja iniciou através dos moradores da comunidade.
O terreno da atual Igreja Nossa Senhora da Conceição na cidade de Jaguaretama foi doado pelo casal Eugenia Maria Maciel Pinheiro e Antônio de Oliveira da Silva para construção de uma capela cujo Orago por eles escolhidos foi Nossa Senhora da Conceição e a única exigência dos doadores das terras era que a capela tivesse vista para sua residência. Maria Maciel Pinheiro era devote de Nossa Senhora da Conceição e emprestou sua imagem para capela enquanto a comunidade comprasse uma, à relatos que essa primeira imagem tem cerca de mais de 300anos.
Com o passar dos anos a capela foi sofrendo alterações e reformas que foram realizadas através de doações feita pela comunidade, festas, leilões, bingos e aos poucos foi sendo construida a belíssima igreja.
O primeiro padre de Jaguaretama foi Manuel da Fonseca Jaime. Tomou posse no dia 18 de junho de 1784, mas á vários relatos que já teria passado o Padre João de Sousa Magalhães Galvão. Desde então passou a ser celebrado as missas na igreja. A Igreja passou por várias reformas estruturais e melhorias estéticas e funcionais, chegando a perde muitas características arquitetonica originais. A paróquia tem sempre a participação da população em constante e dinâmica atividade pastoral, sempre renovada, oferecem aos seus fiés uma estrutura adequada e acolhedora, para a realização da festa que, aos 235 anos de existência e sempre em ascensão, é considerada uma grande festa religiosa.
Dessa maneira, por todo o acima exposto, pedimos o apoio de todos os parlamentares para aprovação.
ELMANO FREITAS
DEPUTADO