PROJETO DE LEI N° 670/19
DENOMINA O MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM COMO A CAPITAL DO LEITE NO ESTADO DO CEARÁ.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ D E C R E T A:
Art. 1º. Fica denominado o município de Quixeramobim como a capital do leite no Estado do Ceará.
Art. 2º. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.
BRUNO PEDROSA
DEPUTADO
Justificativa:
O município de Quixeramobim está localizado na região central do Estado do Ceará. Nesse sentido, os produtores locais destacam-se pela produção de leite e seus derivados, impulsionados por dois grandes eventos na cidade: A Feira de Negócios de Quixeramobim, e o FestLeite - Festival do Leite de Quixeramobim.
Quixeramobim é um dos maiores produtores de leite e queijo no Estado do Ceará. No município supracitado acontece todos os anos o concurso do Melhor Queijo Coalho, apresentações culturais, desfile comercial, festival de moda e oficinas de confeitaria, de queijos e vinhos e de pratos à base do derivado do leite. Além de uma loja conceito - mercadinho modelo, café sertanejo gourmet e a unidade demonstrativa de lacticínios, que são ideias de negócios apresentadas aos empreendedores locais. Além disso, um importante momento da edição de 2019 foi a pesagem do maior queijo coalho do mundo. Mais de 16 mil litros de leite foram utilizados para a fabricação do queijo coalho. O produto pesou 1390 kg sendo considerado o maior queijo coalho do mundo. A ação teve iniciativa da Prefeitura de Quixeramobim, em parceria com produtores e laticínios locais.
Nesse sentido, comentou o prefeito do município: "Quixeramobim é a capital cearense do leite. Temos uma produção diária de mais de 170 mil litros de leite. Mantemos em Quixeramobim o título de produtor do maior queijo coalho do mundo. Com a parceria dos nosso colaboradores, realizamos o feito com o queijo pesando 1390 kg".
Desse modo, em face da relevância da matéria em epígrafe, contamos com o apoio dos senhores Deputados para a aprovação deste projeto que trata da proteção dos animais em nosso Estado.
BRUNO PEDROSA
DEPUTADO