PROJETO DE LEI N.º 643/19

“DENOMINA DE LEMIR XAVIER CRUZ, O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONSTRUÇÃO NO MUNICÍPIO DE MISSÃO VELHA.”

 

A ASSEMBLEIA LEGISTATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

Art. 1º. Fica denominada LEMIR XAVIER CRUZ, o Centro de Educação Infantil em construção pelo Governo do Estado do Ceará no município de Missão Velha.

Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.

 

GUILHERME LANDIM

DEPUTADO

 

Justificativa

Nascida na cidade de Missão Velha, em 24 de agosto de 1943. É a primeira dos oito filhos de Miguel Xavier de Oliveira (Miguel Pimenta) e Letícia Alves de Morais, casal simples e modesto, que soube ensinar a sua família, os valores essenciais da vida, além de incentivar a escolarização de seus filhos.

Teve uma infância comum, até chegar à idade estudantil onde se destacou como aluna exemplar no Ginásio Paroquial. Ao concluir o ginásio, passa a ministrar aulas particulares em sua própria residência, para ajudar na renda familiar e realizar o sonho de ser Professora.

Em 1964, ingressou na Escola Normal Paroquial de Missão Velha, criada pelo então Pároco, Monsenhor Antônio Feitosa. Após concluir o magistério, logo ingressa na educação pública de Missão Velha, lecionando nesse mesmo Ginásio Paroquial, tornando-se uma das professoras com atuação mais destacada no município, dado seu domínio da Língua Portuguesa e interesse pela leitura.

Casou-se no ano de 1968 com José de Araújo Cruz (Sr. Zé Cruz) e desse matrimônio tiveram três filhos: José Dêmade Xavier Cruz; João Assis da Cruz Neto e José Araújo Cruz Júnior. Sempre na missão de mãe, assumiu com dedicação um papel importantíssimo em sua formação.

Entre o desempenho das atividades como educadora e os cuidados com sua família, atuou no ramo de comércio de calçados e confecções, sendo uma das primeiras mulheres de Missão Velha a lidar com o comércio crediarista, atendendo da mais alta classe social, a mais necessitada, sempre tratando com respeito e confiança todos os seus clientes.

Realizou o sonho de ingressar no ensino superior nos seus quase 60 anos de idade, licenciando-se em Geografia na Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada, em Pernambuco.

Manteve-se ativa na educação missãovelhense, concomitantemente ao comércio, vindo a exercer o cargo de Diretora da Escola Municipal Felipe Gomes Ribeiro e como Diretora Financeira e Diretora Geral da Escola Estadual Francisco Arrais Maia.

Sem dúvida, Dona Lemir foi exemplo, por tantas qualidades que teve em vida, pois encarava tudo com muito otimismo e alegria. Sempre esteve preocupada com as causas sociais, em especial, com a educação das crianças e adolescentes. Era engajada no bem comum. Com popularidade peculiar, o destino a levou a ingressar em trabalhos voluntários junto à Igreja Católica, e assim, participou ativamente na promoção de projetos de arrecadação de verbas e materiais para a construção e concretização do Santuário Paroquial da Mãe Rainha, junto com o Monselhor Eusébio, grande amigo que lhe cativou e ensinou o verdadeiro amor cristão.

Em 27 de junho de 2017, faleceu deixando tristeza e saudades em todos que a conhecera.

Deixou uma família do bem, com 03 filhos, 03 noras e 08 netos, que vivem hoje o reflexo de sua dignidade e conduta, com iguais ações para a sociedade, tanto na área da educação, do comércio, como no trabalho de evangelização.

Por essa razão, para que o nome dessa pessoa de nobres hábitos e que transmitia um bom testemunho de cidadania sirva de exemplo para todos os munícipes, decidimos homenageá-la colocando o seu nome nessa importante obra para o município de Missão Velha.

Assim, por todo o exposto, e na certeza de sua aprovação, inclusive do regime de tramitação, submetemos o presente projeto de lei a apreciação desta Augusta Casa Legislativa.

GUILHERME LANDIM

DEPUTADO