PROJETO DE LEI Nº 628/19

“CONSIDERA PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO ESTADO DO CEARÁ, A ESTÁTUA DO PADRE CÍCERO, EM JUAZEIRO DO NORTE.”

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

Art. 1º Fica considerada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Ceará, a Estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.

Art. 2º Esta Lei entrará em vigor na data da sua publicação.

Art.3º  Revogam-se as disposições em contrário.

FERNANDO SANTANA

DEPUTADO

JUSTIFICATIVA

A estátua em homenagem ao Padre Cícero foi inaugurada em 01 de novembro de 1969, pelo prefeito Jose Mauro Castelo Branco Sampaio. Projetada pelo pernambucano Armando Lacerda, o monumento com seus 27 metros, já foi a segunda maior do país.

Muito mais que um simples cartão postal de Juazeiro do Norte, a estátua é o símbolo maior da religiosidade do nordestino, templo sagrado do romeiro.

Do alto da colina do Horto, a estátua contempla a cidade que respira fé. Diante dela milhares de devotos, vindos de todas as regiões do país, rogam por bênçãos e agradecem por graças recebidas.

Após a sua construção, o monumento fez crescer o fluxo de turistas e romeiros de todas as partes do Brasil, além de estudiosos nacionais e estrangeiros, interessados em pesquisar a religiosidade regional e seus aspectos históricos, sociais e culturais, que transformou Juazeiro do Norte no maior fenômeno da religiosidade popular deste país.

São mais de 2,5 milhões de pessoas que visitam anualmente a Estátua que completa 50 anos neste mês de novembro. Esse grande contingente de pessoas que  chegam á Juazeiro para visitar o monumento lhe confere não só importância como símbolo de fé e adoração, mas também importância como instrumento de indiscutível relevância para o desenvolvimento da economia regional, na medida em que fomenta o turismo religioso.

Em vista das razões expostas, é medida da mais lídima justiça considerar a Estátua do Padre Cícero como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Ceará.

 

FERNANDO SANTANA

DEPUTADO