PROJETO DE LEI N° 609/19
“INSTITUI, NO CALENDÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO CEARÁ, O DIA ESTADUAL DO BOXE, A SER COMEMORADO ANUALMENTE NO DIA 12 DE MARÇO.”
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ APROVA:
Art. 1º. Fica instituído, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará, o Dia do Boxe, a ser promovido anualmente em 12 de março.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
QUEIROZ FILHO
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
O Projeto de Lei em questão tem como propósito instituir no Calendário Oficial de Eventos, o Dia Estadual do Boxe, a ser promovido anualmente no dia 12 de março. Busca-se reconhecer e divulgar esta modalidade desportiva, além de promover as potencialidades do esporte no enfrentamento da exclusão e vulnerabilidade social, bem como os seus benefícios a saúde de quem pratica.
A Lei de que trata o Dia do Boxe, será denominada de “Lei João Henrique da Silva”. O lutador João Henrique, nasceu em Juazeiro do Norte-CE (1946) – Falecido em 12 de março de 1982. João Henrique iniciou sua carreira na Forja dos Campeões de A GAZETA ESPORTIVA de 1962. Na oportunidade foi considerado o maior lutador do torneio.
Em 1963, depois de superar as eliminatórias, João Henrique foi escalado para defender o Brasil nos Jogos Pan-Americanos, em São Paulo. Um ano depois, João Henrique estava entre os três pugilistas brasileiros que participaram da Olimpíada de Tóquio, onde também obteve um bom desempenho, derrotando dois oponentes.
Em novembro de 1965, João Henrique ganhou fama ao atuar na preliminar de Jofre x Manny Elias, promoção de A GAZETA ESPORTIVA, João Henrique derrotou por nocaute José Pettropolli.
João Henrique tentou por quatro vezes o título mundial, depois de vencer adversários importantes como o norte-americano Eddie Perkins e o inglês Maurice Cullen. Encerrou sua carreira com um cartel de 48 vitórias, 4 derrotas e 1 empate.
O trágico acidente que vitimou João Henrique ocorreu no KM 43 da Rodovia Mogi-Dutra, próximo ao trevo do Arujá, quando o motorista do ônibus em que estava, perdeu a direção, derrapou, e chocou-se com um barranco. O ônibus era utilizado pelos estudantes da Universidade de Mogi, que retornavam para São Paulo.
João Henrique estava no último banco, quando a porta de emergência abriu e foi projetado para fora do veículo. João Henrique, que aparentemente estava sem ferimentos, ajudou as vítimas do acidente e procurou acalmar seus companheiros que estavam em pânico após a colisão.
Após retirar várias pessoas do ônibus, João Henrique se sentiu mal e foi levado ao Hospital Lions Clube de Arujá, onde faleceu quando recebia atendimento médico. A morte foi provocada por uma hemorragia interna que surgiu pela perfuração do pulmão por uma costela fraturada.
Diante todo o exposto, apresentamos tal Projeto de Lei, para que o Dia do Boxe passe a constar no Calendário Oficial de Eventos do Ceará, bem como a justa homenagem ao lutador cearense, João Henrique da Silva.
QUEIROZ FILHO
DEPUTADO