PROJETO DE LEI N° 607/19

“DENOMINA DE PROFESSOR EDUARDO GABRIEL DE JESUS BRITO, A ARENINHA CONSTRUÍDA NO MUNICÍPIO DE PACUJÁ.”

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

Art. 1°. Fica denominada de PROFESSOR EDUARDO GABRIEL DE JESUS BRITO, a ARENINHA construída pelo Governo do Estado do Ceará no município de Pacujá.

Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

AUGUSTA BRITO

DEPUTADA

 

JUSTIFICATIVA

Filho de cearenses que foram ao Sudeste buscar melhores condições de vida, Eduardo Gabriel de Jesus Brito nasceu em 03/02/1987 na cidade do Rio de Janeiro. No entanto, em 1992, quando tinha quatro anos de idade, migrou com a família para Pacujá-CE, município de origem de seus pais, onde fixou residência definitivamente. Em 1996, a família passou a viver na comunidade rural de Bom-sucesso, a 2 km da sede municipal.

A casa, frente um grande campo de futebol, colaborou em muito para seu envolvimento com o esporte, em especial nos fins de tarde ao chegar da escola ou do trabalho na agricultura. Participou ativamente como atleta e organizador do Bom-sucesso Esporte Clube, time de futebol amador do qual seu pai, o Senhor Francisco Gabriel, era o fundador e presidente. Sua atuação na equipe foi de 1999 a 2004 – período em que a agremiação desenvolveu suas atividades.

Em 2006, “Dudu” – como também era conhecido – ingressou no curso de Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, indo estudar diariamente na cidade de Sobral-CE. Em 2011, obteve o diploma de Licenciatura e passou a intensificar a atividade docente que pouco antes havia iniciado.

Embora tenha abraçado a docência, sua atuação no esporte continuou. Em 2012 e 2013, foi atleta do Fluminense Futebol Clube de Pacujá. Participou de jogos de equipes de futsal, em especial do Urbanóides Futsal Clube. Como professor também contribuiu para a organização de competições estudantis nas escolas por onde passou em Sobral, Rafael Arruda e Pacujá.

O Professor Eduardo Gabriel faleceu em 01/05/2014, aos 27 anos, vítima de um trágico acidente de trânsito que também teve com vítima fatal sua namorada, e também Professora, Clívia Brito Oliveira. Professor Eduardo não deixou filhos, mas deixou eternas saudades em parentes, amigos e conhecidos.

Por todo o exposto, solicitamos o apoio dos nobres Parlamentares para a aprovação do projeto.

 

AUGUSTA BRITO

DEPUTADA