PROJETO DE LEI N ° 602/19

“DENOMINA DE VICENTE BENICIO DE VASCONCELOS A ARENINHA, NO MUNICÍPIO MORAÚJO-CE.”

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Artigo 1º - Fica denominada de “Vicente Benicio de Vasconcelos” a Areninha no município de Moraújo/CE.

 

Artigo 2º. – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

Artigo 3º. – Revogam-se as disposições em contrário.

 

SÉRGIO DE ARAÚJO

DEPUTADO

 

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Vicente Benício de Vasconcelos, nascido em 20 de maio de 1923, entrou para história como um cidadão fundamental para emancipação do município de Moraújo, devido a sua grande influência política nessa região. Foi prefeito de Coreaú por três vezes e sua notória eficiência na política o fez realizar um sonho, que foi a emancipação do distrito de pedrinhas, o qual pertencia a Coreaú.  Assim, em 27 de novembro de 1957 o distrito de Pedrinhas é elevado à categoria de município.

Com a emancipação política de Moraújo, Vicente Benício iniciou uma trajetória crescente, devido a sua capacidade conduziu os destinos políticos por mais de 40 anos nessa localidade. Apesar de sua importância para política em toda a região, Vicente Benício de Vasconcelos não foi prefeito de Moraújo, mas contribuiu e influenciou para eleger os que governavam nessa cidade. O grupo político liderado por ele exerceu influência em Coreaú, Moraújo e também em Barroquinha, o que ajudou a contribuir nos anais da história de Moraújo.

Além de político, foi agropecuarista e comerciante, casado com Angelita Benício e teve como filhos: Júnior Benício, Márcio Benício e Reginaldo Benício.  Por ser um homem de muita fé, condicionou  toda a família Benício para promover em Moraújo uma festividade religiosa em honra e homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a qual é promovida todo ano, no mês de maio entre os dias 03 a 13 até hoje.

Uma história de sucesso e de muitas conquistas que nos fazem realizar essa homenagem a esse cidadão de notória importância para a história de Moraújo. Vicente Benício de Vasconcelos contribui significativamente para o crescimento e desenvolvimento do Município em todas as áreas como constatamos ao longo de sua história de vida. Um cidadão que sempre amou e honrou o nome de Moraújo. Faleceu em 04 de setembro de 2004, aos 81 anos de idade.

Desta forma, conto com o apoio dos nobres parlamentares para a aprovação do projeto de lei.

 

SÉRGIO DE ARAÚJO

DEPUTADO