PROJETO DE LEI N.º 5/19
“ DENOMINA “MARIA DAS DORES PEREIRA ALVES”, PRAÇA MAIS INFÂNCIA, NO MUNICÍPIO DE IGUATU. “
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ RESOLVE:
Art. 1º - Fica denominada “Maria Das Dores Pereira Alves” Praça Mais Infância no Município de Iguatu
Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.
Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará,
AGENOR NETO
DEPUTADO ESTADUAL
JUSTIFICATIVA:
Maria das Dores Pereira Alves natural de Iguatu-CE, nascida em 28 de fevereiro de 1955, filha deRaimundo Pereira e Maria Costa, seus irmãos Elison e Suzana, aos 22 anos casou-se com Ivanildo Alvesde Lima, dando início a uma família com três filhos: Alique Rachel Alves Pereira, Aline Alves Pereira e Ray Alves Pereira, mãe amorosa, dedicada mas realista e austera sempre que necessário.
Dorinha iniciou a sua vida profissional dedicando-se ao curso de Pedagogia no Ruy Barbosa e escolheuSupervisão Escolar como curso superior, ofertado pela FECLI, pós graduou-se em Planejamentoeducacional e viveu o magistério até os seus últimos instantes de vida.
Vítima de infarto Dorinha veio a falecer em 14 de setembro de 2016, deixando órfãos não só os seus três filhos mas, dezenas de amigas e amigos, centenas de docentes e milhares de pessoas que a admiravampelo seu caráter e retidão das suas ações, que condiziam com o seu amor e esperança por dias melhores,tradução fiel da sua personalidade marcante, que não dispensava a sinceridade atrelada ao bom humor e àsua forma leve de ver e de viver a vida.
Entusiasta da educação colaborou em todos os momentos e territórios pedagógicos, desde à educaçãofundamental, enquanto supervisora, assim como também, nas demais modalidades de ensino e emprogramas e projetos enquanto exerceu a função de coordenadora de ensino. Nos últimos dois anos,através da sua assessoria junto à secretaria de educação da época, Diana Mendonça, teve o prazer (comoela mesma dizia) de fazer o elo entre todas as coordenadorias com a secretária, passando assim avisualizar de uma nova forma o funcionamento da educação como um todo, de acordo com oorganograma da época. E no seu último mês assumiu a secretaria de educação, passando a ser a Secretárianos seus últimos dias, chegando a homenagear enquanto secretária na semana cívica, em setembro de2016 pessoas as quais a emocionava em citar: o deputado Agenor Neto e um amigo muito querido,professor Raimundo Nonato Pereira (in memorian). Sendo este, o último evento o qual a nossa querida einesquecível Dorinha abraçou e realizou.
Em 14 de setembro de 2016 emudeceu sua voz, silenciou seu sorriso, cessou sua vida terrena. Em vidafoste guerreira, forte, amiga leal e fiel, companheira de todas as horas, mulher digna e firme nas suasconvicções, mãe e esposa exemplar. Sua partida fez chorar toda a Educação do município de Iguatu
A Praça Mais Infância é um espaço público adequado ao desenvolvimento infantil, composta por playgrounds, quadras poliesportivas, brinquedos temáticos e interativos, áreas de convivência, bicicletário, pistas de Skate e espaços cobertos de multiusos, onde poderão ser realizadas atividades artísticas e culturais, educacionais e de lazer.
Tem como objetivo fortalecer o diálogo intersetorial do Estado com seus municípios; promover a rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; construir e reformar espaços públicos para o desenvolvimento Infantil, além de fomentar a parceria público-privada. O programa também busca apoiar os municípios na qualificação dos Centros de Educação Infantil (CEIs) e na formação de profissionais, pais e cuidadores para atuarem e promoverem o desenvolvimento infantil e o fortalecimento de vínculos. As ações do Mais Infância buscam contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, estruturando-se em três dimensões: Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender.
AGENOR NETO
DEPUTADO ESTADUAL