PROJETO DE LEI N° 595/19

“FICA INCLUÍDO NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO ESTADO DO CEARÁ, OS FESTEJOS DE SÃO SEBASTIÃO, PADROEIRO DO MUNICÍPIO DE MONSENHOR TABOSA/CE.”

 

 

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ

DECRETA:

Art. 1º Fica incluído no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará, os Festejos de São Sebastião, Padroeiro do Município de Monsenhor Tabosa/Ce.

Art. 2º A data comemorativa de que trata o Art. 1º deverá acontecer, anualmente, no período entre os dia 10 a 20 do mês de janeiro.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário.

JEOVÁ MOTA

DEPUTADO

JUSTIFICATIVA:

São Sebastião nasceu na cidade de Narbona, na França, em 256 d.C. Seu nome de origem grega, Sebastós, significa divino, venerável. Ainda pequeno, sua família mudou-se para Milão, na Itália, onde ele cresceu e estudou. Sebastião optou por seguir a carreira militar de seu pai.

No exército romano, chegou a ser Capitão da 1ª da guarda pretoriana. Esse cargo só era ocupado por pessoas ilustres, dignas e corretas. Sebastião era muito dedicado à carreira, tendo o reconhecimento dos amigos e até mesmo do imperador romano, Maximiano. Na época, o império romano era governado por Diocleciano, no oriente, e por Maximiano, no ocidente. Maximiano não sabia que Sebastião era cristão. Não sabia também que Sebastião,  sem deixar de cumprir seus deveres militares, não participava dos martírios nem das manifestações de idolatria dos romanos.

Por isso, São Sebastião é conhecido por ter servido a dois exércitos: o de Roma e o de Cristo. Sempre que conseguia uma oportunidade, visitava os cristãos presos, levava uma ajuda aos que estavam doentes e aos que precisavam.

De acordo com Atos apócrifos atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, Sebastião teria se alistado no exército romano já com a única intenção de afirmar e dar força ao coração dos cristãos, enfraquecidos diante das torturas.

São Sebastião é celebrado no dia 20 de janeiro. Existe também uma capela em Palatino, com uma pintura que mostra Irene tratando das feridas de Sebastião. Irene também foi canonizada e sua festa é no dia 30 de março.

Anualmente, no período de 10 a 20 de janeiro, é celebrado os festejos do Padroeiro do Município de Monsenhor Tabosa, São Sebastião, a data de encerramento da festa é marcada pela procissão em homenagem ao Padroeiro.

Os festejos religiosos de São Sebastião, além de uma festa religiosa, também se transformou em um período cultural, em que pessoas de diversas regiões do País, aproveitam para visitar sua terra natal nesse período. Além dos eventos festivos, apresentações artísticas, lançamentos de livros, exposições, feiras artesanais, e outras manifestações culturais. Época de fé e devoção, tal festejo ajuda a aquecer a economia local gerando empregos temporários.

Assim, conto com meus pares para a aprovação da presente propositura.

JEOVÁ MOTA

DEPUTADO