PROJETO DE LEI N° 594/19

“FICA INCLUÍDO NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO ESTADO DO CEARÁ, OS FESTEJOS DE SANTO ANASTÁCIO, PADROEIRO DO MUNICÍPIO DE TAMBORIL/CE.”

 

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

Art. 1º Fica incluído no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará, os Festejos de Santo Anastácio, Padroeiro do Município de Tamboril/Ce.

Art. 2º A data comemorativa de que trata o Art. 1º deverá acontecer, anualmente, no período entre 12 a 22 do mês de janeiro.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário.

JEOVÁ MOTA

DEPUTADO

JUSTIFICATIVA:

         A história do município de Tamboril recua aos meados do séc. XVIII, entre 1740-1760, quadra da vida colonial em que o capitão Luís Vieira de Sousa, casado com Dona Ana Feitosa, organizou uma grande fazenda de criar e constituiu família numerosa. Homem de muita fé, afeito às duras lides do sertão, Luís Vieira logo mandou construir uma capela, sob a invocação de Nossa Senhora Santana, em lugar escolhido e denominado Alto da Malhada Real. Para tanto doou vasta faixa de terras próprias para agricultura e criação e, portanto excelentes para o estabelecimento de novos colonos. Iniciada a construção do pequeno templo, o capitão encomendou a imagem da padroeira. Antes, porém, de sua chegada, Luís Vieira faleceu e, algum tempo depois, sua família recebia a imagem de Santo Anastácio, enviada, por engano, em lugar de Santana, que fora encomendada. Reunidos os membros da casa, ficou deliberado que o padroeiro seria Santo Anastácio e que a igreja passaria a ser construída no local exato onde o extinto pretendia levantar a nova casa da fazenda.

        Outra versão há que assegura Ter havido uma seca, ocasionando grandes prejuízos à fazenda, e levando aquele proprietário a recorrer à proteção de Santana, no que foi atendido, por meio de sonho, no qual a Santa mandava construir uma barragem no rio Acaraú. No dia imediato, o fazendeiro dava início à recomendada construção, que ainda hoje existe, e que lhe proporcionou recursos para manutenção da fazenda nos anos de estiagem. Prometendo a Santana erguer um templo em sua honra, o fazendeiro encomendou a imagem, que somente depois de sua morte aí chegou, juntamente com a imagem de Santo Anastácio que se destinava a Independência. Os volumes foram marcados com as respectivas iniciativas (S.A.), sendo enviado o de Santana para Independência e o de Santo Anastácio para Tamboril. Em face  do equívoco, a família de Luís Vieira resolveu consultar as autoridades eclesiásticas. Imediatamente, autorizaram o culto a Santo Anastácio e a pleiteada transferência da ereção da capela em lugar mais próximo. Santo Anastácio, era persa e viveu no século VII, sendo martirizado a 22 de janeiro de 628.

       Anualmente, no período de 12 a 22 de janeiro, é celebrado os festejos do Padroeiro do Município de Tamboril, Santo Anastácio, a data de encerramento da festa é marcada pela procissão em homenagem ao Padroeiro e o arreamento da bandeira.

       Os festejos religiosos de Santo Anastácio, além da festa religiosa, também se transformou em um período cultural, em que os filhos da terra, das mais diversas regiões do País, aproveitam para visitar a terra nesse período, além dos eventos festivos, apresentações artísticas, lançamentos de livros, exposições, feiras artesanais, além de outras manifestações artísticas e culturais que são apresentas nas " Festas do Padroeiro" de Tamboril.

        Assim, conto com meus pares para a aprovação da presente propositura.

 

JEOVÁ MOTA

DEPUTADO