PROJETO DE LEI Nº 583/19

“DENOMINA DE LEANDRO LOPES DE SOUSA A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADA NO DISTRITO DE BARRA, MUNICÍPIO DE AIUABA.”

 

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

Art. 1º. Fica denominada de Leandro Lopes de Sousa a Escola de Ensino Médio do Distrito de Barra, no Município de Aiuaba.

Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.

Salas das Sessões da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, 09 de setembro 2019.

 

PATRÍCIA AGUIAR

DEPUTADA

 

JUSTIFICATIVA

A Presente iniciativa tem por objetivo homenagear Leandro Lopes de Sousa, cuja trajetória de vida orgulhou não apenas os seus familiares, mas todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

Leandro Lopes de Sousa nascido no dia 02 de agosto de 1984 na cidade de Aiuaba- CE filho único de Maria Lopes de Oliveira e Aloísio Pereira de Sousa, ambos eram agricultores. Desde muito cedo eles acreditavam no potencial de seu filho para os estudos, pois sempre muito interessado, aprendeu a ler aos 6 anos de idade. Sua mãe sempre observou que o mesmo apresentava problema de saúde, mas o pai não aceitava que seu filho fosse portador de alguma doença. Com a morte do pai a família iniciou os primeiros exames que atestou Polineuropatiaperiférica Sensitivo-Motora ou Distúrbio Neuropsicomotor do Desenvolvimento. Mesmo diante desse diagnóstico, Leandro não se abateu e deu continuidade aos seus objetivos, estudou sempre em escola publica, sua vida estudantil foi na escola Paes de Andrade do Distrito de Barra - Aiuaba.

Foi quatro vezes premiado com menção honrosa pela participação na OBMEP, foi três anos consecutivos o melhor aluno do ensino médio do anexo da Escola José Ferreira Barbosa.

Ao terminar o ensino médio no ano de 2012, fez prova do ENEM pela primeira vez, sendo aprovado em química para estudar no estado da Paraíba. Em 2014, foi aprovado novamente em Física, e por ultimo, em 2015, foi aprovado em biologia em Porto Alegre. Por dificuldade financeira deixou de fazer sua inscrição.

Sua saúde, em decorrência de sua patologia degenerativa ia ficando cada vez mais debilitada, o que dificultou bastante seu ingresso no Ensino de Nível Superior.

Leandro sempre foi muito querido entre a comunidade que o tinha como exemplo de superação, mesmo com suas dificuldades diárias não deixava de acreditar em seus objetivos.

Faleceu em Fortaleza no dia 7 de setembro de 2018 e a comunidade local se mobilizou para que a escola de ensino médio construída naquela comunidade tivesse o nome de Leandro Lopes de Sousa, em sua homenagem.

PATRÍCIA AGUIAR

DEPUTADA