PROJETO DE LEI Nº 576/19
“DENOMINA DE IVAN LEITE LANDIM, A SEDE DO INSTITUTO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS, A SER CONSTRUÍDO NO MUNICÍPIO DE BREJO SANTO.”
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art.1º. Fica denominada de Ivan Leite Landim, a sede do Instituto de Longa Permanência para Idosos, em construção pelo Governo do Estado do Ceará no município de Brejo Santo.
Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.
GUILHERME LANDIM
DEPUTADO
Justificativa
O cidadão brejosantese Ivan Leite Landim, aprendeu a profissão de farmacêutico com todas as forças de sua juventude. A época era uma responsabilidade imensa exercer a profissão de farmacêutico, pois se constituía em uma espécie de médico comunitário da região, ante a escassez de profissionais médicos e hospitais.
Ivan Landim, como era conhecido, no desenvolvimento do labor enquanto farmacêutico preparava remédios artesanais, aplicava injeções, imobilizava braços quebrados, aplicava medicamentos em decorrência de picadas ou mordeduras de animais peçonhentos, suturava ferimentos e medicava a população em geral de criança a idoso, prestando assistência na cidade e zona rural.
A época, farmácia era o único lugar disponível para o socorro de todos os males, ante a ausência de nosocômios. Contudo, mesmo após a implantação do primeiro hospital na cidade, as noites de sono do homenageado eram constantemente interrompidas para a dispensação de medicamentos para aliviar as dores, a febre, a insônia ou mal-estar dos conterrâneos brejosanteses e da região.
O homenageado, além de farmacêutico comunitário, foi um entusiasta pelo progresso de Brejo Santo. Foi um dos fundadores e dos primeiros presidentes do Brejo Santo União Clube e também fundador do Lions Club na cidade, entidade muito atuante e quando presidente inaugurou a escola Rosa Roberto localizada no Bairro Serrote, hoje Alto da Bela Vista. Foi também diretor do Clube de Diretores Lojistas de Brejo Santo – CDL, entidade que presidiu por 13 (treze) anos.
Graças a seu dinamismo, persistência e empreendedorismo, Ivan Landim, idealizou e construiu o Hospital Geral de Brejo Santo, com a ajuda dos sócios: Pedro Tavares, Aldênio Moreira, Manoel Novais, Haroldo Miranda, Dr. Chico Furtado e seus filhos. Hoje, a referida instituição que recebe o nome de Hospital Geral de Brejo Santo Deputado Welington Landim, é modelo de estabelecimento de saúde para toda a região.
Como cidadão ligado à vida comunitária de nossa terra, participou da política com paixão pelo seu partido, mas sem radicalismo e com diálogo, tendo sido presidente da antiga ARENA, do PTR, PFL e PSDB.
Era frequentador assíduo das festividades religiosas de Brejo Santo, em especial, da Festa do Sagrado Coração de Jesus, ajudando a mobilizar todos os comerciantes da cidade que doavam prendas em prol da melhoria e manutenção da paróquia.
Ivan Landim, que substituiu a sua infância e adolescência pelo trabalho, que não usufruiu do lazer em sua adolescência, foi um homem sem frustrações, sem rancor, um irmão parceiro, pai e avô exemplar. Que soube educar a família, contando com ajuda de sua esposa, detentora de virtudes elogiáveis, Dona Terezinha, mulher guerreira, forte, destemida, companheira fiel e inseparável.
Seus exemplos de cidadão de bem, honrado e digno, que saboreou as conquistas pela força propulsora do trabalho, fez dele um ícone ao meio social, imortalizando-o pelas suas abnegadas ações, uma história digna de aplausos que deverá ser exemplo dignificante para esta e futuras gerações.
Por essa razão, para que o nome dessa pessoa de nobres hábitos e que transmitia um bom testemunho de cidadania decidimos homenageá-lo colocando o seu nome nessa importante obra para o município de Brejo Santo.
Assim, por todo o exposto, e na certeza de sua aprovação, inclusive do regime de tramitação, submetemos o presente projeto de lei a apreciação desta Augusta Casa Legislativa.
GUILHERME LANDIM
DEPUTADO