VOLTAR

PROJETO DE LEI N.º 574/19

“DENOMINA DE JOÃO LEITE MOURA, A SEDE DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO ESTADO DO CEARÁ – DETRAN/CE, EM CONSTRUÇÃO NO MUNICÍPIO DE BREJO SANTO.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art.1º. Fica denominado de João Leite Moura, a sede do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Ceará, em construção pelo Governo do Estado do Ceará no município de Brejo Santo.

Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.

 

 

GUILHERME LANDIM

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

O Brejosantense João Leite Moreira nasceu aos 20 de Março de 1918, filho de Pedro Tavares Moreira e Ana Leite Tavares, sétimo filho de uma família de nove. Ficou órfão de pai aos 8 anos, quando teve de abandonar os estudos no 3º ano primário para trabalhar na lavoura e ajudar a mãe a sustentar a família. O pouco estudo nunca foi impedimento para grandes realizações e se tornar um dos maiores agropecuaristas da Região. 

Em 20 de setembro de 1945 casou-se com Joanna Alves Tavares, conhecida por D. Geni, jovem de 24 anos, com quem viveu por 62 anos até a morte dela, em 2007. Mulher de incrível doçura, mas uma postura firme e grande visão de negócios. Impossível não vê-los juntos e juntos construíram uma história de amor à Deus, respeito ao próximo, ensinando o caminho da felicidade através da honestidade e grandeza de carácter. Na Fazenda Duas Lagoas, tiveram 10 filhos, sendo que 6 sobreviveram à infância e hoje, Maria, Vanda Lúcia, Vânia, Geralda, Valdenha e José representam o legado do casal.   

Seu João Moura, como era conhecido, tinha uma visão de negócio a frente do seu tempo. Na década de 40 começou a criação de porcos e plantação de algodão. Depois passou a criação de vacas leiteiras, enquanto Dona Geni fazia panelas de queijo de manteiga para serem vendidos na cidade. Eles venceram secas, pragas e enchentes, e aos poucos adquiriram fazendas em torno da cidade. 

Exemplo de grande cidadão, pai de família e devoto do Coração de Jesus. Cultivou os bons hábitos de respeito ao próximo, fazendo o bem e preservando as amizades com dignidade. Apaixonado pelo esporte nordestino, a vaquejada, e pela festa de carnaval, marcou gerações com sua alegria e animação no Brejo Santo União Clube. Era um dos ícones do carnaval brejosantese pelo seu entusiasmo. Era divertido estar com ele, um poeta nato, e não era raro presentear a família e amigos com versos e rimas.

Na década de 80 registrou o primeiro loteamento planejado da cidade, o Loteamento Moreira, onde passou a morar em 1996. Sua casa era sempre visitada por amigos da lida na roça, com quem trabalhou e por quem tinha gratidão, como por jovens em busca de conselhos de negócios. Sua sabedoria e a destreza não só com relação ao trabalho e aos investimentos, mas também em que fazia contas e cantava versos  o fez admirado por todos. Um homem que encantava pela conversa boa e a simplicidade, pela jovialidade aos 90 anos. Um amigo dos amigos.

Em 16 de Novembro de 2012 Brejo Santo acordou de luto pela perda de Sr. João Moura, aos 94 anos, mas seus ensinamentos de honra seguem com os 6 filhos, 13 netos e até agora 20 bisnetos que se orgulham e são gratos à Deus pela Graça de tê-lo como patriarca.

A gleba de terra em que será instalada o DETRAN de Brejo Santo, é localizada na Várzea Grande, uma de suas propriedades, hoje Loteamento João e João II, gerido por sua família. O fato de a sede do DETRAN ter seu nome o torna eternizado nessa cidade onde nasceu e de onde nunca quis sair.

Por essa razão, para que o nome dessa pessoa de nobres hábitos e que transmitia um bom testemunho de cidadania decidimos homenageá-lo colocando o seu nome nessa importante obra para o município de Brejo Santo.

Assim, por todo o exposto, e na certeza de sua aprovação, inclusive do regime de tramitação, submetemos o presente projeto de lei a apreciação desta Augusta Casa Legislativa.

 

 

 

GUILHERME LANDIM

DEPUTADO