PROJETO DE LEI N° 524/19
DENOMINA DE ARTUR RIBEIRO DO CARMO FILHO A ARENINHA DO BAIRRO VILA VELHA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA/CE.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º - Fica denominada de ARTUR RIBEIRO DO CARMO FILHO a Areninha do Bairro Vila Velha no Município de Fortaleza/CE.
Art. 2º. - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
WALTER CAVALCANTE
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
O presente Projeto de Lei prevê que o equipamento público estadual, “Areninha”, do bairro Vila Velha, em Fortaleza/CE, passe a ser denominado “Areninha: Artur Ribeiro do Carmo Filho.
Ratifica-se que o codinome “Arturzão” era também e principalmente o nome pelo qual o homenageado em questão, o atleta-futebolista cearense, Artur Ribeiro do Carmo Filho, foi enquanto vivo reconhecido nacionalmente pelas agremiações e clubes desportivos pelo qual passou, dentre os quais se destacam o Botafogo de Futebol e Regatas e os cearenses Fortaleza Esporte Clube e Ceará Sporting Club, com especial ressalva a este último, onde até os dias atuais é com imenso carinho lembrado pela torcida e referenciado frequentemente pela imprensa especializada em esporte, como o maior “zagueiro” da história do clube, tendo nele alcançado os títulos de “campeão estadual” nos anos de 1971, 1972, 1977 e 1978, além de ter levado o Ceará S.C. ao título de “Campeão do Norte-Nordeste” de 1969, sendo o sétimo na lista de jogadores com mais partidas disputadas pelo clube.
Nascido em Fortaleza, em 05/12/1949, Artur Ribeiro do Carmo Filho, o “Arturzão”, faleceu aos 31/07/2007, aos 58 anos, vítima de infarto agudo do miocárdio, se encontrando sepultado em São Luís do Curu, cidade do interior do estado de onde sua família é egressa.
Além dos clubes Botafogo, Fortaleza e Ceará, “Arturzão” tem em seu currículo passagens pelo América Futebol Clube, de Recife, o ASA de Arapiraca, de Alagoas, pelo Treze Futebol Clube, de Campina Grande na Paraíba e pelo cearense Ferroviário Atlético Clube, se notabilizando como um dos maiores nomes do esporte local de todos os tempos, sendo exemplo para crianças e jovens de como a cidadania possa ser promovida por meio do esporte.
Diante do exposto, verificado o relevante interesse público e social demonstrado na presente proposta, solicitamos de nossos pares a devida aprovação.