PROJETO DE LEI N° 506/19

“DENOMINA BENEDITA MARIA ALBUQUERQUE DE PAULA PESSOA O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE SANTA QUITÉRIA.”

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

Art. 1º. Fica denomina Benedita Maria Albuquerque de Paula Pessoa, o Centro de Educação Infantil do Município de Santa Quitéria.

Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.

 

DANNIEL OLIVEIRA

DEPUTADO

 

JUSTIFICATIVA

BENEDITA MARIA ALBUQUERQUE DE PAULA PESSOA, farmacêutica,  nascida em 15/06/1926, em Pacatuba-Ce, filha de Francisco das Chagas de Albuquerque Sousa e de Laurenia Medeiros de Albuquerque. Seu pai, prefeito de Pacatuba-Ce na época. Sobrinha do governador Faustino de Albuquerque, constituinte de 1946.

 Uma mulher à frente do seu tempo, fez parte da primeira turma de farmácia do Estado do Ceará, casada com Francisco Figueiredo de Paula Pessoa “Chico Figueiredo”, deputado, votado em Santa Quitéria-Ce, com quem teve cinco filhos, João Francisco Albuquerque de Paula Pessoa, engenheiro; Maria de Fátima de Paula Pessoa Costa, juíza federal;  Tomás Antonio Albuquerque de Paula Pessoa “Tomás Figueiredo”, engenheiro civil, prefeito de Santa Quitéria pela quarta vez; José Manoel Albuquerque de Paula Pessoa, engenheiro aeronáutico, Luiz Alexandre Figueiredo Albuquerque de Paula Pessoa, agrônomo, advogado e ex-deputado, vota em Santa Quitéria e hoje ocupa o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará – TCE; Cândida Maria Saraiva de Paula Pessoa, nora, engenheira civil, primeira dama do Município de Santa Quitéria pela quarta vez e ex-deputada, também vota em Santa Quitéria; Tomás Antonio Albuquerque de Paula Pessoa Filho, advogado e executivo, votado também em Santa Quitéria.

Nas suas propriedades, em 1981, chegaram a residir 6.100 pessoas e Dona Didita à época já preocupada com o futuro das crianças dos seus moradores, mandou construir escolas em todas as suas fazendas.

Sempre acompanhou seu marido e seus filhos na política, quando ser político e como um sacerdócio, pela dedicação.

Dona Didita foi exemplo de dedicação, sempre preocupada em ajudar as pessoas.

Essa justa homenagem, quando se coloca em uma instituição de ensino, mais precisamente em uma creche, é  reconhecimento do seu trabalho, do seu marido, filhos, nora e neto em prol do crescimento deste povo tão querido.

 

DANNIEL OLIVEIRA

DEPUTADO