PROJETO DE LEI N°497
DENOMINA DE ORLA JOÃO SOTERO VERAS A OBRA DE URBANIZAÇÃO DA ORLA PRAIANA DO DISTRITO DE BITUPITÁ, NO MUNICÍPIO DE BARROQUINHA/CE.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º Fica denominada de “ORLA JOÃO SOTERO VERAS" a obra de urbanização da orla praiana do distrito de Bitupitá, no município de Barroquinha/CE.
Art. 2º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Sala das sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em 11 de setembro de 2019.
ROMEU ALDIGUERI
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
Biografia
Sr. João Sotero Veras
João Sotero Veras, nasceu em Bitupitá distrito de Barroquinha-CE, no dia 17 de fevereiro de 1937, filho de Silvano Teixeira Veras e Zoé Teles Veras. Casou-se com a Srª. Jocunda Barroso Veras com quem teve 10 filhos. Fez sua atividade comercial com a compra e venda de peixe e logo em seguida no ramo de Currais de Pesca, atividade ainda executada nos dias atuais na Comunidade de Bitupitá.
Com a necessidade de educar seus filhos foi morar no munícipio de Camocim-CE em Janeiro de 1975, nesta época Barroquinha e Bitupitá pertenciam ao município de Camocim-CE. A família do Sr. João Sotero Veras ingressou da vida pública através de sua esposa Jocunda Barroso Veras que por sua vez foi a primeira mulher a participar diretamente da vida política no distrito de Bitupitá no ano de 1977, juntamente com o Senhor Prefeito Edilson Veras Coelho, em um mandato de 6 (seis) anos (1977-1982). Logo após, o Sr. João Sotero Veras vendo a necessidade do povo de sua linda praia de Bitupitá e com o espírito altruístico e benevolente de assistenciar a população, ingressou na vida política no mandato da então prefeita Ana Maria Veras, para o mandato de vereador (1983-1987). Foi atuante e empenhado com o desenvolvimento e o crescimento do Distrito de Bitupitá.
João Sotero Veras conduziu várias obras, foram várias conquistas para o povo de sua terra natal, tais como água, energia, construção de praças e muitas outras grandes obras que foram trazidas pelo seu empenho e dedicação de ver seu distrito caminhando para o desenvolvimento.
João Sotero foi um defensor incansável na luta pela emancipação da sua terra natal, sonhava que seu Bitupitá um dia seria cidade. No ano de 1988 o município de Barroquinha passa a categoria de município emancipado, depois da grande luta do seu povo por essa causa.
O então Vereador João Sotero Veras de Camocim-CE ingressou especificamente na vida política do município de Barroquinha, sendo o primeiro vice-prefeito representando o distrito de Bitupitá com a então Prefeita Srª. Veraldina Veras da Silva (1989-1992).
No ano de (1997) o Sr. João Sotero Veras, volta à cena política e é novamente candidato para o cargo de vice-prefeito de Barroquinha com o Sr. Jaime Veras da Silva Filho, então candidato a prefeito.
Após o seu mandato de vice-prefeito nas eleições de (1997-2000), João Sotero Veras é indicado ao cargo de Prefeito de Barroquinha para as eleições seguintes, apoiado pelo Grupo Político popularmente chamado “Cara Preta”, tendo perdido as eleições para seu opositor, Jaime Veras da Silva Filho.
O Sr. João Sotero Veras em viagem para o estado do Piauí no dia 30/10/2000 sofre um grave acidente de carro passando ainda 23 dias internado no Hospital José Frota na cidade de Fortaleza, chegando a falecer nesta cidade no dia 23 de novembro de 2000, em decorrência do fatídico acidente, mas seus sonhos continuam vivos nas muitas conquistas para o seu povo.
João Sotero Veras sempre foi um lutador, sempre batalhou pela sua família, seu distrito, sem perder sua essência, seu caráter e sua dignidade. Ele partiu, mas deixa o exemplo de vida, determinação e coragem.
Ante o exposto, e na certeza de sua aprovação pelos nobres pares, submetemos o presente Projeto de Lei à apreciação desta Augusta Casa Legislativa.