PROJETO DE LEI N° 493/19

“DENOMINA DEPUTADO ORIEL GUIMARÃES NUNES, A SEDE DO DETRAN A SER CONSTRUÍDA NO MUNICÍPIO DE ICÓ-CE.”



A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ RESOLVE:

Art. 1º Fica denominada de DEPUTADO ORIEL GUIMARÃES NUNES, a sede do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará – DETRAN-CE a ser construída pelo Governo do Estado do Ceará no município de Icó.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

 

ORIEL NUNESFILHO

DEPUTADO

 

JUSTIFICATIVA

ORIEL GUIMARÃES NUNES nasceu no dia 04 de março de 1936, em Orós/CE.

Em Icó, especificamente na localidade de Santana, no sopé da Serra do Câmara, distrito de Pedrinhas em Icó, começou a fazer a sua vida pública.

Filho de agropecuarista e comerciante Manoel Antônio Nunes e de Ana Honório Milhomens Guimarães Nunes, nasceu acompanhando seu pai, homem justo, trabalhador e correto, nas lides da vida rural e comercial.

Desde jovem despertou para a necessidade de ajudar aos mais necessitados e não colocou limites para servir aos que lhe procuravam nas angústias das doenças e das necessidades de sustentação do lar.

Filiou-se ao PDS em 1984, tornando-se o vereador mais votado à época. Fato que levou muita esperança à população, uma vez que se descortinava um novo destino político para o município.

Em 1988, já filiado ao PTR, sem recursos financeiros, acompanhado pelos “matutos de chapéus de palha e pés no chão”, elegeu-se prefeito contra toda a classe dominante formada pela chamada sociedade na época.

Como prefeito, promoveu a saúde, comprando as primeiras ambulâncias da rede municipal de saúde e iniciou a construção do Hospital Regional.

Sempre apoiou os agricultores, com a preparação da terra, com financiamento do combustível para motores usados para irrigação e incentivou a venda direta no comércio, sem a presença do intermediário.

Comprou patrulha mecanizada para abrir estradas, preparar terra e construir pequenos açudes.

Em 1998, pelo PMDB, disputou a eleição para deputado estadual, ficando na primeira suplência, vindo a assumir uma cadeira na Assembleia legislativa em 2000, onde efetivou em 2001, ficando até o final do mandato.

Assim, como forma de homenagear esse grande homem público e amigo do povo, submetemos à consideração do plenário desta Augusta Casa Legislativa do Estado do Ceará o presente projeto de Lei, contando com o apoio dos nobres colegas parlamentares para a sua aprovação.

 

ORIEL NUNESFILHO

DEPUTADO