PROJETO DE LEI N° 483/19
“DENOMINA DE CARLOS ROBERTO MARTINS MAGALHÃES A ARENINHA DO MUNICÍPIO DE SANTA QUITÉRIA.”
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Artigo 1º. - Fica denominada de CARLOS ROBERTO MARTINS MAGALHÃES a Areninha a ser construída no Município de Santa Quitéria/CE.
Artigo 2º. – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Artigo 3º. – Revogam-se as disposições em contrário.
TIN GOMES
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
Carlos Roberto Martins Magalhães, terceiro filho dos treze de Francisco Orlando Magalhães e Terezinha Martins Magalhães, nasceu na cidade de Ipu no dia 11 de junho de 1957.
Estudou os anos do primário em casa no sítio Tabatana, em Guaraciaba do Norte, com a mãe e depois na escolinha da Prof. Cefisa, já em Santa Quitéria onde a família passou a morar a partir de 1968 estudou com Tia Lurdes Benevides e cursou os quatro anos do ginasial, de 1971 a 1974, no Colégio Fonseca Lobo e os três anos do científico, de 1975 a 1977, no Colégio Brasil em Fortaleza. Em 1978, após passar no vestibular, cursou o primeiro ano de Tecnologia de Alimento na UVA em Sobral. Chegou até o nível superior nos estudos, mas sua empolgação mesmo era com o trabalho e atividade social. Ainda estudante, em férias, estava sempre na CONAPE, então em pleno funcionamento, ajudando seu avô, Manuelito Magalhães, que logo ficou impressionado com seu interesse e capacidade de trabalho tanto que abandonou a faculdade ainda no primeiro ano sem qualquer resistência do pai e do avô que já não podiam prescindir de seu trabalho na CONAPE e fazendas. Com a doença e morte do avô e a vinda do tio Ornelito para Fortaleza, assumiu todo o gerenciamento local da empresa então uma das quinhentas maiores do país com mais de uma centena de empregados e com atividades totalmente verticalizadas indo da agricultura, pecuária, indústria até o comércio.
No comercio local, abriu ele mesmo as primeiras rotas de vendas de embutidos no interior do Ceará ajudando a CONAPE a escapar da concorrência das indústrias do Sul nas capitais, mas o sucesso das rotas logo atraiu os concorrentes que eram também os fornecedores da matéria prima para CONAPE gerando dificuldades e inviabilizando atividades da industria de embutidos. Com a redução das atividades da CONAPE, mas ainda seu Diretor Comercial fundou a DISQBEL em sociedade com os irmãos Orlando Filho e Claudio para distribuição de Coca-cola e outras bebidas não concorrentes nos municípios de Santa Quitéria e em todos os outros que com ele fizesse limites estendo ainda ao Ipu e serra da Ibiapaba. Foi sua maior decepção em negócios, pois a Coca-cola acordou toda àrea referida implicando a aquisição de grande estoque, enquanto implantava e facilitava a entrada de concorrentes de outros municípios e áreas e até em Santa Quitéria.
Em 1987, agora em sociedade com sua mãe Terezinha e seus irmãos Ornelito e Paulo fundaram a Livraria TROV e posteriormente, em 1989, abriram a loja do supermercado Martmag em Santa Quitéria, em 1990 iniciaram as atividades da primeira filial do martmag em Guaraciaba do Norte, entrando na sociedade o seu irmão Gerardo Magalhães, em 1997 a cidade de Nova Russas ganhava a 2º filial do supermercado martmag, através da empresa Martmag promove há 23 anos os Campeonatos Martmag & Comercial Manuelito que movimenta várias equipes em Santa Quitéria e região circunvizinha envolvendo um grande número de desportistas.
Carlos Roberto era casado com Ana Maria Peres Bezerra Magalhães de cuja união nasceram Francisco Orlando Magalhães Neto, Ana Talita Bezerra Magalhães e Carlos Roberto Martins Magalhães Filho. No dia 17 de fevereiro de 2012 sua vida foi tirada, no momento que iniciava um novo dia de trabalho. Paralelo a rotina comercial, Beto teve uma marcante atividade social através do Rotary Clube e juntamente com o Armando Tavares, reativou o clube social de Santa Quitéria e por muitos anos e anualmente promoveram as tradicionais festas de carnaval, chitão e festas das personalidades e tantas outras.
TIN GOMES
DEPUTADO