PROJETO DE LEI N° 476/19
“INCLUI NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO ESTADO DO CEARÁ O EVENTO, ARATUBA MARCHANDO PARA JESUS, QUE ACONTECE ANUALMENTE NO MUNICÍPIO DE ARATUBA NA ÚLTIMA SEMANA DO MÊS DE NOVEMBRO.”
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º Fica determinado a inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará o evento “Aratuba Marchando para Jesus”, que acontece anualmente no município de Aratuba na última semana do mês de novembro.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
EVANDRO LEITÃO
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
A Marcha para Jesus é um evento internacional e interdenominacional (ou seja, realizados conjuntamente por diversas denominações evangélicas) que ocorre anualmente em milhares de cidades do mundo. Entre 1994 e 2000 foi realizada como um evento global, ocorrendo em cerca de 170 países na mesma data.
A primeira Marcha para Jesus aconteceu em 1987 na cidade de Londres, no Reino Unido, chamada de "City March", foi criada pelo pastor Roger Forster, da Ichthus Christian Fellowship, pelo cantor e compositor Graham Kendrick, Gerald Coates do movimento Pioneer e Lynn Green, de Youth with a Mission. A expectativa inicial de cinco mil pessoas foi largamente superada pela presença de 15 mil participantes, motivando a realização de um novo evento.
Em 1990, a Marcha já havia se espalhado por 49 cidades em todo o Reino Unido e também em Belfast (capital da Irlanda do Norte), onde seis mil católicos e protestantes se reuniram. A estimativa foi de cerca de 200 mil religiosos participando do evento. A Marcha logo se expandiu para os demais continentes. No ano de 1993 o evento foi realizado pela primeira vez no Brasil.
Em 1994 foi realizada a primeira versão global do evento, alcançando 170 países e com a presença de 10 milhões de participantes. A última versão global da "marcha" aconteceu em 10 de junho de 2000. Desde então, o grupo organizador original se dispersou e a organização do evento tem ocorrido por parte de iniciativas locais distintas.
O evento chegou ao Brasil, através da iniciativa de lideranças evangélicas, principalmente da Igreja Renascer em Cristo e de outras igrejas neopentecostais, apoiada também por igrejas tradicionais e pentecostais.
A maior das Marchas para Jesus é realizada na cidade de São Paulo e reúne anualmente milhões de pessoas. Além desta, centenas de cidades pelo mundo e no Brasil, incluindo as principais capitais do país, possuem a sua edição do evento.
A primeira edição aratubense do evento, ocorrida em 2010, levando uma multidão de pessoas às ruas do centro da cidade de Aratuba, com destino a Praça Central, onde ocorreu um show gospel com o cantor Rildo Freitas. Desde lá o evento a cada edição vem crescendo com novas adesões.
Somente em 27 de março de 2012 que a Câmara Municipal a provou um Projeto de Lei de iniciativa popular, instituindo no município de Aratuba a Marcha para Jesus. O evento ganhou força através de lei municipal, e a cada edição vem ganhando mais adesão das igrejas locais.
Em Aratuba a Marcha para Jesus é um evento tradicional, que desenvolve em um trabalho sociocultural e religioso com famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, incluindo atividades esportivas e orientação do núcleo familiar, além do programa de doação de cestas básicas.
Em 2019 estamos comemorando 10 anos de existência e atuação ativa junto à sociedade aratubense, somando mais de 80% das igrejas evangélicas de Aratuba, filiadas a marcha. Nesta década de história a serviço do povo de Deus em solo aratubense, o deputado Evandro Leitão tem participação direta desde 2014.
Devido ao sucesso das edições anteriores e o nível de organização e publicidade nesta 10ª Edição, a Diretoria do Aratuba Marchando para Jesus, aguarda um público estimado em torno de cinco mil participantes.
EVANDRO LEITÃO
DEPUTADO