PROJETO DE LEI N° 460/19

“INCLUI, NO CALENDÁRIO CULTURAL OFICIAL DO ESTADO DO CEARÁ, OS FESTEJOS DE SÃO PEDRO, PADROEIRO DO MUNICÍPIO DE CARIRIAÇU.”

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

Art. 1º Fica inserido, no Calendário Cultural Oficial do Estado do Ceará, os festejos alusivos a São Pedro, padroeiro do município de Caririaçu, a ser realizado, anualmente, entre os dias 20 a 29 de junho.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

NELINHO

DEPUTADO

 

JUSTIFICATIVA

Em Caririaçu, os festejos de São Pedro são um dos mais tradicionais eventos culturais da região do Cariri. As comemorações têm inicio no dia 20 e terminam no dia 29 de junho.

A paróquia de São Pedro foi criada no dia 09 de novembro de 1870, no então povoado de São José, localizado na chamada Serra de São Pedro a que, posteriormente, lhe rendeu o novo nome de São Pedro e, como conseguinte, o Padroeiro.

A imagem de São Pedro chegou a cidade no ano de 1900, quando ainda era chamada de São Pedro do Crato. Ela foi trazida da cidade de Iguatu carregada nos ombros pelos homens e sua chegada foi marcada por muita música, fogos, hinos, em fim, uma verdadeira festa da multidão que fora ao seu encontro antes mesmo da sua entrada naquela que seria sua casa definitiva.

 A participação de católicos sempre é bastante expressiva, vez que tem a realização de caminhadas, novenas e missas. No que pertine a religiosidade, tem-se a programação religiosa da festa que tradicionalmente começa, todos os dias, às 5h da manhã com a alvorada festiva e termina só a noite com procissões, pregações e novenas na Matriz de São Pedro. De dia, a alvorada da manhã, missa, caminhada com a imagem de São Pedro peregrino; enquanto a noite, confraternização entre as famílias e novena.

Além da importância religiosa, os festejos também são importantes pois propiciam um encontro de famílias que moram em outras cidades e aproveitam para se reunir, todo ano, neste período. Neste período a cidade recebe muitos visitantes, sobre tudo, dos seus filhos que por algum motivo tiveram que se distanciar do seu torrão natal, mas que, como é de se esperar, nunca esqueceu de sua terra natal, e que faz questão de matar as saudades daquela gente, daqueles costumes, daquelas belezas sem igual, daquele Friozinho... Enfim, propicia o encontro das boas lembranças e de tudo que teve que deixar para traz, mas que, ao mesmo tempo, carrega consigo dentro do peito.

Neste ano, o padre Alberto Nascimento, líder religioso da Paróquia de São Pedro, afirmou que a festa resgata a tradição e os bons costumes da população.  “Representa a valorização da presença de Deus em cada um de nós. São Pedro é instrumento de Deus. Como homem, pecador e fraco, soube viver a vontade de Deus. Então esse é nosso desejo, se esforçar e fazer a vontade de Dele mesmo diante das dificuldades e divergências que a sociedade apresenta”, ressalta o pároco.

Então, conclui-se que os festejos de São Pedro em Caririaçu, pela sua grandiosidade e importância cultural e religiosa, merecem todo destaque e apreço.

Assim, com o objetivo de incentivar e valorizar as manifestações culturais no nosso Estado é que apresentamos o presente projeto de Lei. Contamos, portanto, com o apoio dos Nobres Pares da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará para aprovação desta proposição.

 

 

NELINHO

DEPUTADO