PROJETO DE LEI N° 430/19
“DENOMINA DE MANUEL DIOGO NETO, O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL – CEI, NO MUNICÍPIO DE NOVA RUSSAS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º Fica denominado de Manuel Diogo Neto, o Centro de Educação Infantil – CEI, no município de Nova Russas.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
QUEIROZ FILHO
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
Manuel Diogo Neto, nascido em 08 de Agosto de 1916, em Santana, município de Nova Russas, filho de Francisco Xavier Diogo e Tertulina Dionizia da Conceição.
Perdeu seus pais muito cedo: a mãe, aos 3 anos de idade, e o pai, aos 7 anos de vida; desde cedo sentiu o peso da saudade e da afetividade tão necessária a uma criança, sendo criado por uma irmã, Antonia Diogo Evangelista e seu cunhado, Paulo Evangelista e Silva, onde encontrou o carinho perdido. Exerceu, até a idade de sua aposentadoria, a profissão de Comerciante.
Casou-se com Francisca Souto Diogo, em 1946, com quem teve 11 filhos: Maria do Socorro Diogo (Professora), Francisco Diogo Neto (Representante Comercial), José Diogo Souto (Comerciante), Raimundo Souto Diogo (Representante Comercial), Fleurilene Souto Diogo (Dona de Casa), Manuel Souto Diogo Filho (Gerente dos Correios e Político), Antonio Souto Diogo (Representante Comercial – In Memorian), Gonçalo Souto Diogo (Empresário e Político), Liduina Souto Diogo (Empresária), Luis Souto Diogo (Representante Comercial e Germana Souto Diogo (Advogada).
Iniciou na política aos 34 anos, quando foi eleito Vereador pela 1ª vez, no ano de 1950, tendo sido eleito por mais dois pleitos, ou seja, até o ano de 1962. Foi Vice-Prefeito na eleição em 1988, tendo como prefeito o Sr. Francisco das Chagas Rosa. Posteriormente assumiriam a herança política seus filhos Dioguinho, que foi eleito Vice-Prefeito em 2000 e reeleito em 2004 e Gonçalo Diogo que foi eleito Prefeito em 2012.
Homem de fibra, nunca se deixou abater pelas adversidades da vida, sempre seguindo uma única linha de pensamento político, nunca mudando de partido, provando que era um MDB e, posteriormente, um PMDB, convicto.
Residiu em Nova Russas com seus filhos, netos e bisnetos. Foi exemplo de força, coragem, determinação, dignidade, honestidade e fidelidade naquilo em que acredita.
Manuel Diogo Neto, faleceu em Nova Russas, no dia 10 de Julho de 2000.
Diante o exposto, solicito apoio dos nobres pares para a aprovação desta propositura
QUEIROZ FILHO
DEPUTADO