PROJETO DE LEI N° 415/19

“INCLUI A CAVALGADA DO PARQUE DE VAQUEJADA JOSÉ BELARMINO, REALIZADA NO MUNICÍPIO DE PACAJUS, NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO ESTADO DO CEARÁ.”

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

Art.1º. Fica incluída, no Calendário Oficial de Eventos do Ceará, a Cavalgada do Parque de Vaquejada José Belarmino, realizada no município de Pacajus, que acontecerá, anualmente, no mês de maio.

Art.2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

LEONARDO ARAÚJO

DEPUTADO

 

JUSTIFICATIVA

A cavalgada do Parque José Belarmino é uma tradição da cultura popular dos vaqueiros, poetas, produtores rurais, aboiadores e do homem nordestino. O evento teve início a partir de uma homenagem a um grande vaqueiro, José Pereira Filho, conhecido por José Belarmino, que possuiu um dos maiores parques de vaquejadas do Estado do Ceará.

Ao longo dos anos, o parque gerou e movimentou a economia do município de Pacajus. Cerca de 600 vaqueiros reúnem-se na emancipação do município de Pacajus para festejar a cultura da vaquejada e celebrar a riqueza histórica da cidade, onde os populares prestigiam o tradicional evento da região do Vale do Caju.

Em 2019, a cavalgada está em sua 7ª edição, sempre realizada no terceiro domingo do mês de maio, com a concentração no Complexo Turístico Beira Açude, as 8h, com o trajeto ao Parque José Belarmino. Durante a cavalgada, acontece a tradicional benção do vaqueiro na igreja matriz de Pacajus. Ao chegar no parque, os vaqueiros e o público da vaquejada se confraternizam com muito forró ao som de bandas locais, apresentação de poesias regionais e muita animação dos vaqueiros que celebram os festejos da cidade.

A cavalgada é uma prática milenar, que surgiu na África e na Europa durante a domesticação dos cavalos. Nas últimas décadas, voltou a dominar o cotidiano dos criadores desses animais, como uma forma de confraternizar os apaixonados por equinos e muares.

A referida festa é digna de ser incluída no Calendário Oficial de Eventos do Ceará diante da sua importância para o município e para o Estado. O evento é um misto de aventura, devoção, fé, respeito, coragem e amizade, sendo uma modalidade esportiva e de lazer que renasce no sertão cearense e reúne praticantes de diferentes gerações, fomentando a cultura regional.

 

LEONARDO ARAÚJO

DEPUTADO