PROJETO DE LEI N.º 403/19

 

“INCLUI, NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO ESTADO DO CEARÁ, OS FESTEJOS DE NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, PADROEIRA DO MUNICÍPIO DE JAGUARIBE.”

 

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ

 

D E C R E T A:

 

Art. 1.º Fica inserido, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará, os festejos de Nossa Senhora das Candeias, padroeira do município de Jaguaribe, a serem realizados, anualmente, entre os dias 23 de janeiro a 02 de fevereiro.

Art. 2.º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

NELINHO

DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Os festejos que celebram a padroeira do Município de Jaguaribe, Nossa Senhora das Candeias, se iniciam em 23 de Janeiro e vão até dia 02 de Fevereiro. As tradicionais novenas trazem nessa época um clima de fé e devoção. Em um cenário de crise econômica e hídrica, a roupa branca e os pés descalços das promessas demonstram a fé de quem acredita que tudo vai melhorar.

Há 200 anos, na Capela de Jaguaribe-Mirim, se iniciavam as primeiras festas em louvor a Nossa Senhora das Candeias. Segundo a tradição, a mãe apresentava o filho primogênito no templo, o consagrava ao Senhor e se purificava. Para isso havia um cortejo luminoso, daí surgiu o nome da Padroeira de Jaguaribe Nossa Senhora das “Candeias” ou Nossa Senhora da Purificação, pois ao mesmo tempo em que o Filho era apresentado e consagrado ao Senhor a Mãe era purificada.

As novenas de Nossa Senhora das Candeias já existiam mesmo antes da Igreja de Jaguaribe se tornar matriz e paróquia, sendo denominada padroeira do município em 18 de novembro de 1872.

Costumeiramente, em 23 de Janeiro se iniciam as comemorações com o hasteamento da bandeira

simbolizando o início das festividades. De 24 de Janeiro a 01 de Fevereiro acontecem as novenas, que simbolizam nove dias de oração para uma festa religiosa. No último dia, 02 de Fevereiro, é a festa de apresentação do Senhor ou Purificação de Nossa Senhora, marcada por uma procissão de fiéis.

Nos dias atuais, o lema da Paróquia Nossa Senhora das Candeias é “Construindo e Reconstruindo a História à Luz da Fé”. Foram muitos os padres, religiosos, leigos que se doaram na evangelização desta terra.

 

 

NELINHO

DEPUTADO