PROJETO DE LEI N.º 3/19

 

DENOMINA AGENOR GOMES DE ARAÚJO, O CENTRO DE CONVENÇÕES DO MUNICÍPIO DE IGUATU.

                                                                            

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO CEARÁ RESOLVE:

Artigo 1º - Fica denominado “Agenor Gomes de Araújo”, o Centro de Convenções do Município de Iguatu/CE.

Artigo 2º- Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Artigo 3º - Revogam-se as disposições em contrário.

 

AGENOR NETO

DEPUTADO ESTADUAL

 

JUSTIFICATIVA:

Dr. Agenor Gomes de Araújo, médico humanista, político e visionário de seu tempo. Nasceu no dia 04 de outubro de 1913. Era filho do casal Pedro Gomes de Araujo e Bernadete generosa de Araújo. Formou-se em medicina na Faculdade de Medicina de Recife, em 1937, concluindo, no mesmo ano, o curso de oficial da Reserva do Exército Brasileiro.

Casou-se com Zuleica Mendonça de Araújo, de cujo matrimônio nasceu quatro filhas. De renomado saber e caráter exemplar, Dr. Agenor Gomes de Araújo, nunca fez mercantilismo na sua carreira médica, dispensando bom e igual atendimento a ricos e pobres, sem distinção, nunca levando em consideração a condição financeira ou social de seus pacientes.

Prefeito de Iguatú no período de 1951/1955 se destacou como um dos maiores administradores do Município em todos os tempos, tendo prestado relevantes trabalhos, como a construção de obras, tanto na área urbana, como na área rural do município, não esquecendo os investimentos em educação, cultura e desporto, além do extremo zelo pelo paisagismo urbano. Em 19536, como gestor municipal, realizou as comemorações do Centenário de Iguatú com uma grande festa, contando com a participação de mais de 700 convidados.

Foi fundador e primeiro diretor do Colégio Adahil Barreto e do atual Hospital e Maternidade Agenor Araújo, que até hoje presta relevantes serviços de saúde à comunidade iguatuense. Realizou a festa do 1º centenário do município de Iguatú, considerado um dos fatos mais importantes da história do Município no século XX. Cidadão e participante ativo na sociedade de Iguatú, contribuiu para a fundação do Clube Recreativo Iguatuense (CRI) e foi um dos fundadores do Rotary Club de Iguatú, sendo seu primeiro presidente em 1955/1956.

Acometido de um grave câncer no pulmão, faleceu em 20 de dezembro de 1958, deixando para seu povo um exemplo de virtudes morais, de dignidade e honestidade.

 

AGENOR NETO

DEPUTADO ESTADUAL