PROJETO DE LEI N° 358/19
INCLUI A FESTA DO VAQUEIRO DE MORADA NOVA NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO ESTADO DO CEARÁ.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º Fica incluída, no Calendário Oficial de Eventos do Ceará, a Festa do Vaqueiro do Município de Morada Nova, a ser realizada anualmente, no segundo final de semana do mês de junho.
Art. 2º – Esta Lei entra em vigor na data sua publicação.
AUDIC MOTA
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
Fundada em 13 de junho de 1943, a Associação dos Vaqueiros e Criadores de Morada Nova, entidade sem fins lucrativos, realiza há 76 anos, a Festa do Vaqueiro, evento de tradição e da cultura vaqueira no Ceará, com a participação voluntária de sócios e colaboradores da entidade. Hoje, o evento é realizado no segundo final de semana do mês de junho.
A fundação surgiu da idéia de congregar vaqueiros, criadores e famílias de Morada Nova e da região Jaguaribana, em torno de suas manifestações folclóricas, tendo como característica marcante ser o principal evento de encontro dos “filhos da terra”.
Com o passar dos anos, as vaquejadas se tornaram atrações turísticas dignas de grandes festejos, com grandes bandas, comidas típicas, feiras de artesanato e exposição de produtos agrícolas. Outro marco foram as mudanças de legislação para proibir maus tratos aos animais e regulamentar a atividade.
Assim, buscamos, com essa iniciativa, fortalecer as raízes culturais de Morada Nova, incentivando a preservação do patrimônio histórico, material e imaterial da cultura do município.
Pelos motivos expostos, solicitamos o apoio dos senhores deputados na aprovação deste projeto que ora apresentamos a esta Casa Legislativa.
AUDIC MOTA
DEPUTADO