PROJETO DE LEI N° 326/19

DENOMINA “JOSÉ CLÓVES DE SOUSA BRASIL” A ARENINHA A SER CONSTRUÍDA NO MUNICÍPIO DE RERIUTABA - CE.

 

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

Art. 1° - Denomina “José Clóves de Sousa Brasil” a Areninha a ser construída pelo Governo do Estado do Ceará no Município de Reriutaba – CE.

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

ALGUSTA BRITO
DEPUTADA

 

JEOVÁ MOTA
DEPUTADO

 

JUSTIFICATIVA

José Clóves de Sousa Brasil, nasceu em 08/02/1959, na localidade de Maracanã, atualmente distrito de Itarema, o sexto filho do casal José Brasil de Sousa e Maria Lila Gomes Sousa. José Clóves faleceu em 02 de maio de 2005.

 

Clóves desde criança teve como principais características humanas, além do amor à família e a grande capacidade de fazer amizade com todos ao seu redor, a aguçada sensibilidade diante de todas as situações, um senso crítico e um humor aguçado, espirituoso, e uma inteligência emocional muito acima da média. Isso o fez uma pessoa muito bem formada mentalmente e criou em torno de si uma verdadeira legião de amigos, na adolescência, na juventude e, muito mais, na fase adulta.

Sempre cultivou o gosto pela leitura, pela boa música e em especial pelo trabalho. Trabalhou muito, começando em uma loja já extinta, chamada Ceará Ferragens, com apenas quatorze anos, concorrendo decisivamente para o sustento da família naquele período de muita dificuldade. Depois entrou para o ramo de informática, atuando em algumas empresas, tendo inclusive trabalhando na SERVITEC e no Cartório Melo Júnior, onde criou e foi responsável pelo setor de informática, incrementando consideravelmente os controles internos e as rotinas cartorárias. Por muito tempo também atuou no ramo de papelaria, nas empresas Crepapel e Dismabel, tendo inclusive sua própria empresa, a Impel.

Para acompanhar a esposa Ticiana, por questões profissionais, foi morar  na cidade de Reriutaba, local em que desenvolveu inúmeras atividades, sendo proprietário de farmácia, erigido à condição de Secretário de Saúde do município e, por fim, na profissão que, tirando a de atleta profissional de futebol de salão, lhe deu mais prazer em atuar, no caso, a de Diretor da Rádio Comunitária de Reriutaba e apresentador de programas de rádio, especialmente de esporte e também político.

 

Não se pode falar do Clóves sem ressaltar a sua vida de desportista. Foi um verdadeiro “craque de bola”, habilidade pura, jogando em todo lugar desse estado e até do Brasil. Atuou em times profissionais na adolescência, com destaque no Tiradentes e, mesmo tricolor roxo, no Ceará Sporting Clube. Depois jogou em todos os times das empresas em que passou e nos times do bairro, especialmente no querido Harranso Clube de Phanphorra. Foi no futebol de salão que consagrou-se como um dos jogadores mais talentosos do Estado.  Atuou em grandes times, a exemplo do CEUC, AABEC, ARSUL e Círculo Militar, e no período áureo do futebol de salão alencarino, jogando com os grandes da história, a exemplo de Leonel, Cacá, Tarcísio Mamão, Magno, Gêra, Beto, Pacoti e muitos outros. Obviamente que também jogou muita bola com a turma da Reriutaba, já como veterano, mas demonstrando toda a sua categoria nos campos e quadras da cidade que mais amou na vida. Foram anos de muitas glórias futebolísticas, muita resenha e muita festa, sempre rodeado pelos irmãos e por grandes amigos que fez ao longo do tempo.   

Por conta da sua vida de atleta, acabou por ir atuar como radialista. Nessa atividade aplicou todo o seu conhecimento esportivo, cultural, político e do cotidiano das pessoas, com seu olhar acurado, crítico, sagaz, cáustico, desassombrado e de rara inteligência, mas com toda a humanidade, solidariedade, espírito público e a leveza de um ser iluminado em suas ações e relações.

Teve diversos artigos publicados nos principais jornais do Estado, fato que o enchia de orgulho e contentamento. Escrevia com a mesma maestria com que conduzia a “criança” até fulminar os goleiros. Todas essas virtudes o fizeram uma pessoa muito querida na cidade, angariando a amizade e o carinho de muito reriutabenses, tendo como maior prova dessa ligação, as várias campanhas humanitárias realizadas pelos munícipes de Reriutaba, em que eram levantados recursos financeiros em face de sua grave moléstia, recursos esses que foram capitais para que nada faltasse nos tratamentos, remédios, pagamento de profissionais e cuidadores, dando a ele um final de vida, apesar de trágico, com todo o conforto e dignidade possível naquele período triste da história de nossa família.           

Falando em família, Clóves era o puro amor com os pais, amizade e solidariedade com os irmãos, primos e, até ter os seus próprios filhos, o tio que mais atenção deu aos sobrinhos, uma verdadeira piracema de carinho, atenção e incentivo. Certamente o gosto dos sobrinhos pelo esporte teve nele o maior esteio e exemplo, pois os levava aos estádios e aos eventos esportivos, assim como batia bola com todos e os incentivava a serem homens saudáveis e pessoas do bem. Com a sua própria família devotou todo o amor pela esposa e companheira de todas as horas, e muito em especial aos filhos Enzo, Théo e Nicole. Mesmo em pouco tempo de convivência, a sua maneira de agir e o seu exemplo de vida certamente concorreram decisivamente para a formação do caráter e da índole dos trigêmeos, hoje jovens lindos, bem formados e queridos por toda a família.      

Por todo o exposto, nada mais justo do que conceder essa homenagem a esse homem que tanto fez pelo esporte no município de Reriutaba, bem como pelo esporte do nosso Estado, motivo pelo qual solicitamos o apoio dos nobres Parlamentares para a aprovação do projeto.

 

ALGUSTA BRITO
DEPUTADA

 

JEOVÁ MOTA
DEPUTADO