PROJETO DE LEI N.º 307/19

 

DENOMINA À DELEGACIA MUNICIPAL DE PACUJÁ DE MANUEL ARLINDO DE SOUZA.

 

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ

 

D E C R E T A:

 

Art. 1.º Fica denominado à Delegacia Municipal de Pacujá de Manuel Arlindo de Souza.

Art. 2.º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 3.º Revogam-se as disposições.

 

 


BRUNO PEDROSA

DEPUTADO


JUSTIFICATIVA

 

Manuel Arlindo de Souza, natural de São Benedito – CE. Nasceu em 14 de Fevereiro de 1913, filho de Maria Antonia de Azevedo, pai desconhecido. Depois de alguns anos veio morar em Pacujá – CE. Onde casou – se com Maria Laurinda de Sousa, tiveram 6 filhos, 3 homens e 3 mulheres.

Em 30 de Julho de 1962 foi nomeado pelo Governador do Estado do Ceará, Virgílio Távora, para o cargo de carcereiro da cadeia Pública de Pacujá – CE da comarca de São Benedito. O Sr. Manuel Arlindo de Souza assumiu o referido cargo de carcereiro na cadeia pública de Pacujá, na Rua Francisco Filizola, S/N Centro no dia 11 de agosto do mesmo ano, permanecendo no cargo por vários anos.

Em Abril de 1974, concorreu ao concurso público para o cargo de Guarda Auxiliar de Presídio, passando em 1.º lugar, mudando a função de carcereiro para guarda auxiliar de presídio. De acordo com a publicação do diário Oficial do Estado do Ceará, do dia 26 de Abril de 1974, o diretor de seleção de treinamento do departamento de administração do pessoal civil, torna pública para o conhecimento dos interessados, que foi o seguinte resultado final do concurso para guarda auxiliar de presídio, Manuel Arlindo de Souza, 1.º lugar do concurso para guarda auxiliar de presídio, atingindo a nota máxima de 300 pontos.

Permaneceu no cargo de Guarda Auxiliar até os anos 90, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), paralisando-lhe o lado esquerdo, seu falecimento ocorre no dia 6 de Maio de 1994, deixando saudades aos seus familiares e amigos.

 

 

BRUNO PEDROSA

DEPUTADO