PROJETO DE LEI N° 249/19

DENOMINA JOSÉ CLAUDINO SALES A RODOVIA CE-267, NO TRECHO QUE LIGA O MUNICÍPIO DE NOVO ORIENTE A DIVISA COM O ESTADO DO PIAUÍ

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

Art. 1º Denomina José Claudino Sales a Rodovia CE-267, no trecho que liga o município de Novo Oriente a divisa com o Estado do Piauí

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Ficam revogadas as disposições em contrário.

 

 

EVANDRO LEITÃO
DEPUTADO

 

JUSTIFICATIVA

José Claudino Sales, nasceu no dia 15 de novembro de 1914, em Novo Oriente-Ce. , filho de Antônio Claudino Sales e Joana Soares Sales, integrando uma prole de seis irmãos, dos quais sobrevive apenas Rita Sales Vieira, tendo falecido Manuel, este ainda criança, Francisco de Assis, Gonçalo Claudino Sales (Dr. Salim), Anita Soares Sales e Rita Vieira Sales.

Muito cedo na vida José Claudino Sales perdeu seu genitor, Antônio Claudino Sales, hoje nome de uma das principais ruas de Novo Oriente-Ce. , vitimado por infarto aos quarenta e seis anos de vida, quando em atividade comercial em prol de sua família, tendo este fato ocorrido em Crateús-Ce. .

Arrimo de família, José Claudino Sales adolescente teve que arregaçar as mangas e com sua genitora Joana Soares Sales estimulados pelo tio Manoel Rufino Vieira enfrentou a luta procurando orientar os irmãos da melhor maneira possível, chegando a forma em Belo Horizonte-MG, seu irmão Gonçalo Claudino Sales que veio a tornar-se um valoroso quadro na política do Ceará, onde foi Deputado Estadual, Deputado Federal, Secretário de Administração, Secretário de Segurança do Estado e Procurador Geral do Estado, tendo presidido a Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.

Na década de 50 ao lado de outros conterrâneos entabulou luta para emancipar de Independência-Ce. , o então distrito de Novo Oriente-Ce. , tendo sido candidato a prefeito em 1957 e logrando êxito, tornando-se o primeiro prefeito eleito daquele município.

Disputou um segundo mandado em 1965, todavia não se elegendo, em função disto sendo pai de família numerosa ao lado da sua fiel companheira Maria Stela Sales, filha de grande pecuarista comerciante Cicéro Fernandes Sales e Maria Cavalcante Sales, deslocou-se para Crateús-Ce. , tornando-se gerente da Crateús Algodoeira S.A. , isto tudo visando dar educação para seus filhos, que são: Maria Ivane Sales; Maria Dulcimar Sales Barbosa; Francisco Maurício Sales; Maria Socorro Sales Bezerra; José Almir Claudino Sales; Antônio Wagner Claudino Sales; Lurdes Irene Claudino Sales e Hamilton Claudino Sales, todos naturais de Novo Oriente-Ce. .

Mesmo morando em Crateús jamais perdeu raízes em Novo Oriente-Ce. , onde também foi comerciante e agropecuarista, tendo conservado o seu domicílio eleitoral até a sua morte, ocorrida em 15 de dezembro de 2004.   

 

 

EVANDRO LEITÃO
DEPUTADO