PROJETO DE LEI N° 248/19

INCLUI, NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO ESTADO DO CEARÁ, A CAMINHADA EM HONRA A NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, QUE ACONTECE ANUALMENTE NO DIA 13 DE MAIO NO MUNICÍPIO DE ARATUBA.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

Art. 1º Fica determinado a inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará a “CAMINHADA EM HONRA A NOSSA SENHORA DE FÁTIMA”, que acontece anualmente no Município de Aratuba no dia 13 de maio.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

EVANDRO LEITÃO
DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATIVA

A História registra que em 07 de setembro de 1863, João José Pereira e sua Mulher, Antonia Maria da Conceição, proprietários do Sitio Coité, doaram parte do mesmo, com as dimensões de cem braças de terra, a quem desejavam edificar uma casa de oração ou capela, onde pudessem ser praticados os atos religiosos por parte dos familiares dos patronos e mais residentes nas proximidades.

 Ainda há muitos que guardam vivíssima recordação da vinda da Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima à nossa Pátria em 1953. Era uma das quatro imagens peregrinas esculpidas em 1946, em cedro brasileiro, pelo escultor português José Ferreira Thedim, segundo orientação direta da irmã Lúcia, a única sobrevivente dos três pastorinhos de Fátima essa vidente, quando pela primeira vez viu a imagem já inteiramente pronta, afirmou que: “estava muito parecida, tudo estava muito bem imitado, mas que Nossa Senhora era ainda mais bonita, porque Ela era branca, mas um branco que dava luz”.

Já na vila de Aratuba, não foi diferente em 13 de Dezembro de 1953 a Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima adentrava no pequeno centro, aquele momento ficaria conhecido como a Gloriosa passagem da Virgem de Fátima. O contentamento e o entusiasmo do povo foi demostrado em uma grande festa naquele 13 de Dezembro 1953

Naquele dia as pessoas vinham de todos os lugares da vila e cantavam hinos em homenagem a Virgem já no altar da Igreja.

O pároco da cidade Pe. Dionísio Mosca de Carvalho celebrou missa no decorrer do dia o Pe. Furtado e Pe. Teixeira auxiliam nas confissões que levaram a noite toda e distribuíram 3.845 comunhões. A recitação do terço foi intercalada com cânticos e invocações a virgem.

No dia 14 de Dezembro de 1953 a Imagem abençoou a todos os presentes e novamente foi conduzida ao seu carro de viagem deixando assim a vila de Aratuba.

O Pe. Dionísio Mosca de Carvalho sobre a passagem da Imagem, afirmou “A Imagem de Fátima deixou, no coração de todos os aratubanos, viva a recordação e como viva a saudade. Tal é o fascínio, espiritualidade que ela imprimi nas almas, Mãe querida preserva os nossos corações”.

Baseado em toda a história relatada, em Maio de 2007 o então Pároco da Paróquia São Francisco de Paula Padre Antônio Claudio Pereira de Oliveira, visando promover o crescimento espiritual dos seus paroquianos, fortalecer-lhes a fé, dar-lhes um sentido de comunidade cristã e aproximá-los de Deus, teve a iniciativa de voltar a celebrar todos os dias 13 de cada mês homenagear Nossa Senhora, e coroando todo o ano realizar um grande momento ao meio dia de cada 13 de Maio, naquele ano mais precisamente na comunidade de Barreiros, zona rural de Aratuba.

Deu-se inicio as caminhadas realizadas anualmente em Aratuba, a cada dia 13. Milhares de pessoas (cerca 3.000 pessoas) se reúnem para celebrar nossa senhora, a santa que apareceu para três crianças portuguesas no ano de 1917. Em Aratuba a data ficou tão grande que por meio de projeto de iniciativa popular. um abaixo assinado em forma de projeto foi levado a Câmara Municipal de Aratuba em Março de 2014 contendo  quase 2000 assinaturas o projeto de iniciativa popular foi aprovado por unanimidade da dos presentes, em 13 de Março do mesmo ano o projeto de Lei foi sancionado pelo então Prefeito.  Transformando assim 13 de Maio em feriado municipal.

Momentos inesquecíveis nos fizeram e fazem recordar o espírito de partilha, união, alegria e solidariedade que deve ser a marca dos cristãos, assim como era nas primeiras comunidades cristãs. 13 de Maio em Aratuba é sinônimo de Nossa Senhora de Fátima!

 

EVANDRO LEITÃO
DEPUTADO