PROJETO DE LEI N.º 207 /19

 

FICAM INCLUÍDOS, NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO ESTADO DO CEARÁ, OS FESTEJOS DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, PADROEIRA DO MUNICÍPIO DE RUSSAS-CE.

 

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ

 

D E C R E T A:

 

Art. 1.º Ficam incluídos, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará, os Festejos de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira do Município de Russas-CE.

Art. 2.º A data comemorativa de que trata o art. 1.º deverá acontecer, anualmente, no período entre 27 de setembro e 07 de outubro.

Art. 3.º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 4.º Revogam-se as disposições em contrário.

 

 

 

 

NELINHO

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Nossa Senhora do Rosário é Padroeira de Russas, desde o ano de 1683. A devoção do comissário Gracisman Teodósio de Abreu, que doou terras para a construção da primeira capela, foi determinante na escolha da Santa.

A construção da igreja Matriz de Russas foi iniciada no ano de 1707  e passou por várias reformas, até chegar no modelo arquitetônico dos dias atuais.

 Iniciada no século XVIII, é uma das mais antigas do Estado do Ceará, juntamente com as de Icó e Aracati. Naquela época, não existia Diocese do Ceará, sendo Russas, Aracati e Icó paróquias da Arquidiocese de Olinda, Recife e Salvador, que são as dioceses mais antigas do Brasil.

O ano de 1850 marca a entrada, no cenário eclesiástico, do Padre Lino Deodato de Carvalho, filho de Russas, que mais tarde, seria sagrado Bispo e nomeado como o 8.º Bispo de São Paulo, com a construção de obras memoráveis.

Tombado como patrimônio histórico do Ceará, o altar-mor da Igreja Matriz de Russas é uma das obras de arte-sacra mais significativa do século XVIII, do Ceará. Trabalhada em cedro, tem traços de artes barroca e rococó do século XVIII, foi instalado durante a reforma da igreja iniciada em 1783. A estrutura arquitetônica que guarda o altar-mor é o único pavimento da igreja matriz que não foi modificada pelas sucessivas reformas acontecidas durante a sua história.

Nossa Senhora do Rosário é venerada como padroeira de Russas há 330 anos. Os festejos em homenagem a padroeira costumam ser celebrados de 27 de setembro a 7 de outubro de cada ano, com programação religiosa, social, cultural e artística, reunindo milhares de devotos de Russas e de vários municípios da região.

Certo da relevância da matéria, conto com os nobres pares para a aprovação da presente propositura.

 

 

 

 

NELINHO

DEPUTADO